Página inicial > Recanto das Emas > Assistência Estudantil do Campus Taguatinga Centro já atendeu 200 estudantes em 2015

Criado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 10h06 | Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 10h06 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2015, 12h16 | Acessos: 2019

A Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) do Campus Taguatinga Centro já atendeu, com recursos financeiros, 200 estudantes em 2015 e investiu, até agora, mais de R$ 128 mil. No primeiro semestre foram disponibilizados R$ 69.300,00 e utilizados cerca de R$ 63 mil. Para este segundo semestre, foram previstos R$ 194 mil, dos quais já foram utilizados cerca de R$ 65 mil.

2015/1º
No primeiro semestre de 2015, a CDAE publicou dois editais para distribuição de recursos de acordo com as necessidades dos estudantes, o Edital de Bolsa Monitoria e o Edital unificado com os auxílios Permanência e Criança. Foram atendidos 87 alunos e alunas: seis com Bolsa Monitoria, 60 com auxílio permanência, 10 para o auxílio-criança e 11 auxílios emergenciais.

2015/2º
Segundo informou o assistente de aluno da CDAE, Paulo Victor Azevedo Mota, neste segundo semestre de 2015 já foram publicados quatro editais, dois de Auxílio-Permanência, um de Bolsa-Monitoria, um do Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer (PINCEL). De acordo com ele, é possível que ainda seja publicado outro edital até o final do ano.

Corte no orçamento não afetou a CDAE
Para o coordenador de Assistência Estudantil do Campus Taguatinga Centro, Francisco Rosemberg, os cortes no orçamento federal não causaram problemas para a assistência estudantil. Foram cortados cerca de R$ 20 mil ou 8,08%.

“O que afetou a CDAE foi a demora na descentralização, devido à indecisão sobre os cortes federais. Mas, de uma forma geral, os cortes mesmo não acarretaram prejuízos”, afirma Rosemberg.

Assistência Social e atendimento psicológico
De janeiro a julho de 2015, o Serviço Social da CDAE realizou 13 entrevistas com estudantes e emitiu pareceres e encaminhamentos. De acordo com a assistente social desse Campus, Clarice Barbosa Vieira, as entrevistas são necessárias para esclarecer a realidade social do pretendente a algum tipo de auxílio, visto que apenas o preenchimento de formulários não é suficiente para se compreender totalmente o contexto social do aluno. Ela acrescenta que o IFB também realiza visitas até a residência do estudante quando necessário.

A área de atendimento psicológico, que conta com uma psicóloga, atendeu 20 alunos no primeiro semestre de 2015. Foram realizadas 54 sessões que trataram, com os estudantes, de relações interpessoais e organização de estudos. De acordo com o relatório apresentado pela CDAE aos servidores do Campus, dos 20 estudantes que procuraram assistência psicológica, sete foram diretamente à psicóloga, sete solicitaram apoio na CDAE e seis foram encaminhados por professores ou servidores.

Nádia Mangabeira Chaves, psicóloga do Campus Taguatinga Centro, afirma que o estudante pode procurar apoio psicológico em qualquer situação que lhe cause incômodo e possa prejudicar, de alguma maneira, suas atividades no IFB. Ela ressalta que mesmo que a pessoa tenha demandas no âmbito pessoal, pode procurar suporte psicológico no Instituto, pois tais questões pessoais podem afetar seu aprendizado.

Entenda a Assistência Estudantil
De acordo com o Manual do Estudante do IFB, a Política de Assistência Estudantil (PAE) é um dos mecanismos de promoção de condições de permanência e apoio à formação acadêmica de estudantes, em especial daqueles que se encontrem em situação de vulnerabilidade social.