Página inicial > Recanto das Emas > Achado não é roubado? Cuidado! Não é bem assim

Achado não é roubado? Cuidado! Não é bem assim

Criado: Quarta, 21 de Outubro de 2015, 17h07 | Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2015, 17h07 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2015, 13h59 | Acessos: 2048

Desde outubro de 2012, o Campus Taguatinga Centro padronizou suas ações para que qualquer pessoa que frequente essa unidade do IFB consiga recuperar materiais perdidos na escola. De acordo com a coordenadora de Manutenção e Serviços Gerais do Campus, Renata Santana, qualquer pessoa que encontrar objetos perdidos deve entregá-los na recepção.

A recepcionista coloca uma etiqueta com data, horário e sala em que o material foi encontrado. O aluno ou funcionário que perdeu seu objeto pode dirigir-se ao balcão da recepção, que fará uma triagem para a identificação do proprietário. O que mais se perde nessa unidade do IFB são chaves, guarda-chuvas, cadernos, garrafas plásticas, estojos, carregador de celular, casacos e óculos.

Para Renata, do ponto de vista ético, o cidadão que entregar no setor de achados e perdidos qualquer coisa que encontre no Campus está agindo de forma honesta e moralmente correta. De acordo com ela, é um ato de cortesia que melhora as relações da comunidade escolar.

Bom exemplo

Na sexta-feira, 16 de outubro, a professora Gláucia Melasso esqueceu o celular em uma das salas do IFB. De acordo com a recepcionista do Campus, Luciene Rosa, o equipamento da docente foi encontrado por uma vigilante do Instituto que, identificando a proprietária, tratou de comunicá-la.

A professora afirma que percebeu a perda do celular assim que chegou em casa; enviou, então, um e-mail para os colegas perguntando se o haviam encontrado. Gláucia ficou surpresa com a rapidez com que o Campus devolveu seu material. A recepção identificou um colega de trabalho que é vizinho da professora, o qual se ofereceu para entregar o celular. A professora concordou e no mesmo dia o celular perdido já estava de volta nas mãos da dona.

É lei

De acordo com a professora da área de Direito do Campus Taguatinga Centro, Priscila Ramos de Moraes Rego Agnello, quem encontrar qualquer material deve procurar uma forma de fazer a devolução, pois se não o fizer pode haver caracterização de apropriação ou mesmo furto.

Ela ressalta que, caso o bem perdido seja do Instituto Federal, a situação da não devolução torna-se mais grave ainda. A professora afirma que, como existem câmeras de segurança no prédio do Campus Taguatinga Centro, não haveria dificuldades em provar quem se apropriou de material perdido.

Portanto, se encontrar qualquer objeto perdido, trate de entregá-lo na recepção. Além da consciência limpa, você não correrá nenhum risco de passar por constrangimentos.