Página inicial > Recanto das Emas > Cinema “hablado en español” dá vida à cultura hispânica e leva debates ao Campus Taguatinga Centro

Criado: Terça, 27 de Outubro de 2015, 14h32 | Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2015, 14h32 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2015, 14h33 | Acessos: 2596

Se no futebol, o Brasil tem mais títulos que a Argentina, quando se trata de cinema, os vizinhos sul-americanos vencem. As produções de lá já ganharam dois prêmios de melhor filme estrangeiro. É bem mais fácil encontrar uma película no idioma deles que em português. Além dos filmes argentinos, os espanhóis também já venceram o maior prêmio do cinema mundial, o Oscar.

A produção cinematográfica em Língua Espanhola tem mais força que o cinema brasileiro ou português. Para se ter uma ideia do peso cultural que as películas têm nos países que falam espanhol, basta lembrar que a Argentina mantém uma rede estatal de salas de exibição que se espalha pelo interior do país e garante acesso a grande parte da população.

Cineclube Taguatinga Centro

O cinema consegue expressar mais que o idioma de um país, ele é capaz de fazer uma cultura se ver e refletir sobre si mesma. Para levar a cultura hispânica aos estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol e dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC's) desse idioma, o professor Cleudivan Silva Dias e a professora Jane Christina Pereira criaram o Cineclube Taguatinga Centro que fica no campus do IFB que tem o mesmo nome.

O projeto, iniciado em março de 2014 e com previsão de término em outubro de 2016, funciona como uma sala de cinema dentro do Campus Taguatinga Centro. Todos os membros da comunidade desta unidade do IFB podem assistir as exibições e participar dos debates que ocorrem ao final de cada sessão.

Todos os filmes são exibidos em Língua Espanhola e retratam os costumes dos países que falam esse idioma. De acordo com o professor Cleudivan, já foram exibidos filmes de países como Espanha, Uruguai, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Cuba. Em setembro ocorreu o Mês de Pedro Almodóvar, com as exibições de 4 filmes do “consagrado diretor”.

Participação dos estudantes

Além dos dois professores que coordenam o projeto, dois alunos do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol também participam da organização, atuando como monitores, Jasciany Nobre e Geovane Albuquerque. As sessões ocorrem quinzenalmente sempre nas tardes de sexta-feira.

Nas sextas-feiras em que não ocorre sessão de exibição, os estudantes da Licenciatura realizam encontros para discutir cinema abordando história, teoria e métodos de utilização desse meio de comunicação enquanto ferramenta didática. Outro ponto abordado pelos professores é a variação do espanhol que cada país pratica no seu dia a dia. O sotaque mostrado nos filmes vira tema de conversas entre professores e futuros professores.

Objetivos

No projeto que o professor Cleudivan e a professora Jane apresentaram à Pró-reitoria de Extensão (Prex) do Instituto Federal de Brasília (IFB) constam como objetivos do Cineclube Taguatinga Centro: promover o acesso às culturas estrangeiras, estimular o gosto pela arte cinematográfica, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola, dar aos professores formados pelo Campus Taguatinga Centro a capacidade de ter práticas didáticas criativas e contribuir para que o IFB seja um espaço cultural que ofereça formação integral aos seus estudantes.

Títulos já exibidos:

1. Princesas (Fernando León de Aranoa);

2. Nueve Reinas (Fabián Bielinsky);

3. Metegol (José Campanella);

4. Medianeras (Gustavo Taretto);

5. La piel que habito (Almodóvar);

6. Del amor y otros demonios (Hilda Hidalgo);

7. El baño del Papa (César Charlone e Enrique Fernández);

8. María llena eres de gracia (Joshua Marston);

9. Relatos Salvajes (Damián Szifron);

10. Habana Blues (Benito Zambrano);

11. Azul oscuro casi negro (Daniel Sánchez);

12. Hable con ella (Almodóvar);

13. Mujeres al borde de un ataque de nervios (Almodóvar);

14. Todo sobre mi madre (Almodóvar);

15. Curtas-metragem: Un Perro Andaluz (Luis Buñuel e Salvador Dalí);

16. Curta-metragem: Cuerdas (Pedro Solís García).

Próximas exibições

03 de novembro – Semana de Letras – El libro de la vida (Festa no céu);

17 de novembro – El maravilloso mundo del séptimo arte.