Página inicial > Recanto das Emas > Dia do comerciário é comemorado no Campus Taguatinga Centro

Dia do comerciário é comemorado no Campus Taguatinga Centro

Criado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 20h01 | Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 20h01 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2015, 20h05 | Acessos: 1180

De acordo com a Lei 12.790/2013, em 30 de outubro é comemorado o dia comerciário, que foi festejado, no Campus Taguatinga Centro, com a realização de atividades didáticas em sala de aula e também visita técnica. Ambas as ações foram organizadas pela coordenação do Curso Técnico em Comércio, comandada pelo professor Carlos Augusto Balla.

Palestra com a presidenta do Sindicom

No dia 28 à noite, a presidenta do Sindicato dos Empregados do Comércio no Distrito Federal (Sindicom), Geralda Godinho, ministrou uma palestra para os estudantes do Curso Técnico em Comércio. Ela fez um relato de sua história de vida e falou do sucesso que considera ter obtido na carreira. De acordo como professor Balla, o Sindicom presenteou a todos os estudantes com um relógio, além de ter sorteado um tablet entre os presentes.

Geralda Godinho afirmou que a data do dia do comerciário, instituída pela presidenta Dilma Rousseff em 2013, foi uma vitória da categoria pois reforça a luta por melhores condições de trabalho. A presidenta do Sindicom enfatizou a importância da qualificação da mão de obra deste setor da economia e lembrou que o IFB tem papel significativo nessa questão, com a oferta de 80 vagas todos os semestres no Curso Técnico em Comércio.

Sindicato
Pelas informações que se pode encontrar no site do Sindicom, http://sindicomdf.com.br/portal/, o Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal existe há mais de 40 anos e representa os trabalhadores do comércio varejista, de supermercados, concessionárias de veículos e outros estabelecimentos, como óticas e papelarias.

Além de oferecer à categoria os serviços de homologação das rescisões de contrato e orientações trabalhistas, o Sindicato dos Comerciários coloca à disposição dos associados uma rede de atendimento médico e odontológico. É possível entrar em contato com a instituição pelo telefone: 3224-3808.

Visita técnica à fábrica social
Na quinta-feira, 29 de outubro, pela manhã, os estudantes realizaram uma visita técnica à Fábrica Social na Cidade Estrutural. A atividade teve como objetivo conhecer o modelo de gestão e as práticas comerciais e de logística do projeto, além do processo produtivo.

A Fábrica Social é um programa do Governo do Distrito Federal voltado para a qualificação profissional de pessoas inscritas no Cadastro Único (CAD Único). Esse cadastro é a porta de entrada para programas sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Com o projeto da Fábrica Social, os beneficiários do Bolsa Família ganham a possibilidade de se capacitar, aumentarem sua renda e deixarem o programa de bolsas.

Organização
Além do coordenador do Curso Técnico em Comércio, participou da organização do evento o estudante Mauro César Alves de Souza que é o monitor da componente disciplinar Fundamentos da Administração.