Página inicial > Recanto das Emas > IV Semana de Ciência, Arte e Cultura começa na segunda-feira em Taguatinga Centro

Criado: Sexta, 13 de Novembro de 2015, 18h02 | Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2015, 18h02 | Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2015, 18h20 | Acessos: 2164

O Campus Taguatinga Centro realiza, entre os dias 16 e 20 de novembro, a sua IV Semana de Ciência, Arte e Cultura. De acordo com diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão da unidade do IFB, Melina Ribeiro Salgado, a atividade vai contar com exposições de poesia, fotografia, minicontos, lançamento de livros, instalação de vídeos de curta-metragem, entre outras ações (programação completa abaixo).

O objetivo da atividade, diz Melina, é mostrar às comunidades interna e externa as ações desenvolvidas pelo Campus, tanto na ciência quanto na arte e cultura. “O Campus Taguatinga Centro tem cursos nas áreas de Gestão, Educação e Artes. Nós temos o que mostrar, pois nossos servidores técnicos, estudantes e professores se dedicam muito para realizar o dia a dia desta escola”, afirma a diretora.

As atividades atendem todos os grupos que frequentam a escola. Há programas para os estudantes dos cursos Técnico em Comércio e Tecnologia em Processos Gerenciais, como a palestra do professor Carlos Ferreira Wanderley, que vai apresentar os resultados de uma pesquisa realizada por ele, em que se buscou entender a dinâmica da Economia Solidária nos territórios de agricultura familiar.

O lançamento, no Campus, do livro “Tertúlia Literária Dialógica: teoria e prática”, das autoras Jane Christina Pereira e Ana Paula Santiago Seixas, é útil para todos, mas, por ser um livro de cunho didático, atende de forma mais específica os alunos da Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol.

Os estudantes dos vários Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) vão acompanhar as atividades dos colegas, além de apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2015.

As exposições serão realizadas de 16 a 20 de novembro. Já as apresentações ocorrem nos dias 17 e 18.

Confira a programação:

EXPOSIÇÕES – CAMPUS

Poesia e obra de Sebastião Salgado;

Poesia e fotografia autoral;

Haicais de Paulo Leminski e Kiriê;

Poesia de Nicolas Behr e Latonagem;

Mini contos e colagem;

Editora Tertúlia Literária Dialógica: exposição e lançamento de livros;

Caixas Artesanais;

Instalação de Vídeos de curta-metragem;

Explorando as linguagens urbanas – Estudantes do curso de Letras Espanhol;

Exposição de desenhos da estudante Liliane do Nascimento Neri do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais.

APRESENTAÇÕES – CAMPUS TAGUATINGA CENTRO OU AUDITÓRIO DA LS

Terça-feira 17/11

NOTURNO

19h05 – Recital de Violão Erudito

19h30 – Festival de curta metragens inspirados em Paixão segundo GH, de Clarice Lispector, obra de Chico Buarque e Lenine

Exibição de vídeos poema:

"Poema Polaróide", de Audrey e Brunno

"Vem brincar comigo", de Raquel e Emiliano

20h30 – Geo Albuquerque interpreta Monólogo das Mãos, de Oduvaldo Vianna

20h45 – Mariana apresenta o Blog Só o caroço.

21h – Lucy apresenta o Blog TLD: poesia e corpo

21h10 – Sarau: Rocha e poetas da TLD

21h30 – Rany narra a experiência Entreolhares (vídeo)

21h45 – Estudantes do curso Técnico em Comércio dramatizam poema de Cora Coralina

Quarta-Feira 18/11

MATUTINO

8:00 – Palestra / Debate – A produção artística e suas linguagens: uma exploração da literatura – uma exploração da videoarte

VESPERTINO

14:00 – Apresentação de projetos desenvolvidos por pesquisadores do campus Taguatinga Centro

14:00 às 14:30 – Apresentação e resultados do Projeto de Extensão “Alfabetização de mulheres em situação de vulnerabilidade social: o fortalecimento de práticas educativas inclusivas”. Palestrante: Clarice Vieira

Apresentação e resultados do Projeto de Pesquisa “LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais: Alfabetização e Letramento”. Palestrantes: Clarice Vieira, Valdinéa Carvalho, Tânia Lima e estudantes do FIC “Alfabetização e Letramento”.

14:30 às 14:45 – Apresentação e Resultados do Projeto de Pesquisa “Educação Musical para Licenciatura em Dança no Brasil: pesquisa e elaboração de obra didática”. Palestrante: Tiago Varella

14:45 às 15:00 – Apresentação e Resultados do Projeto de Pesquisa “A Dinâmica na relação da Economia Solidária com o Estado Neodesenvolvimentista e a reprodução de alteridades geoeconômicas nos territórios da agricultura familiar”. Palestrante: Carlos Ferreira Wanderley

15:00 – Apresentação do FIC Musicalização ao Violão

15:30 – Recital de Violão Erudito