Página inicial > Recanto das Emas > Livro sobre Tertúlia Literária Dialógica será lançado no IFB

Livro sobre Tertúlia Literária Dialógica será lançado no IFB

Criado: Quarta, 18 de Novembro de 2015, 08h45 | Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2015, 08h45 | Última atualização em Quarta, 18 de Novembro de 2015, 14h36 | Acessos: 2960

A professora Jane Christina Pereira e a Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) Ana Paula Santiago Seixas, do Campus Taguatinga Centro, lançam, nesta quarta-feira,18 de novembro, o livro “Tertúlia Literária Dialógica: Teoria e Prática”, na IV Semana de Ciência, Arte e Cultura desta unidade do IFB. O livro é uma publicação da Editora IFB.

Tertúlia Literária Dialógica

A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é uma atividade cultural e educativa baseada na leitura literária e no diálogo entre a palavra escrita e a experiência de mundo de cada um. Todo o processo é pautado por sete princípios, que são fundamentados na educação dialógica e nos direitos humanos: diálogo igualitário, inteligência cultural, dimensão instrumental, criação de sentido, solidariedade e igualdade de diferenças. Neste contexto a democratização da literatura se dá concomitante à democratização da fruição artística e cultural. De acordo com Ana Paula, após a leitura é importante que o processo de escrita criativa seja estimulado, podendo culminar em produção de livros artesanais.

“Trata-se de uma metodologia que pode ser utilizada por grupos variados, desde escolas, igrejas, associações comunitárias, coletivos, grupos alternativos e outros”, afirma a professora Jane. Além da apresentação teórica que embasa a atividade, o livro traz em detalhes um passo-a-passo sobre como re-aplicar a TLD nos mais diversos espaços.

Como o livro foi produzido

O processo de produção desse livro, pelas servidoras Jane e Ana Paula, ocorreu a partir de um projeto de extensão, realizado no Programa Mulheres Mil (2011-2012) do Campus Taguatinga Centro. Neste Programa foram atendidas mulheres da Cidade Estrutural, que participaram de cursos, divididas em grupos desde a alfabetização até a formação profissional de nível médio.

A Tertúlia Literária Dialógica se tornou uma atividade que integra as ações pedagógicas do Campus Taguatinga Centro e com o projeto de multiplicar a metodologia e atendendo às solicitações da comunidade interna e externa, as autoras fizeram formações em alguns campi do IFB, no Movimento Integrado de Saúde Comunitária (MISMEC), no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

As autoras ressaltam que se colocam à disposição para conduzir formações em TLD nos mais variados espaços. Além destes resultados, a TLD vem sendo tema de estudos em diversas áreas da pesquisa científica realizada no IFB. Para contato com as autoras pode-se enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..