Página inicial > Recanto das Emas > Projeto originado no Campus Taguatinga Centro é premiado

Projeto originado no Campus Taguatinga Centro é premiado

Criado: Segunda, 23 de Novembro de 2015, 12h09 | Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2015, 12h09 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 09h01 | Acessos: 2338

No primeiro semestre de 2015, a professora Carolina Torres Oliveira desenvolveu, no Campus Taguatinga Centro, o Projeto de Curso de Extensão "Criatividade e Inovação na Aprendizagem e no Trabalho Pedagógico". Como parte das atividades, os alunos desse curso deveriam elaborar um projeto de caráter criativo.

Os professores da Escola Classe 803 do Recanto das Emas, matriculados no curso da professora Carolina, realizaram como “trabalho escolar” um projeto interventivo nas turmas de terceiros e quintos anos daquela escola. Os principais objetivos do projeto, intitulado “Mentes criativas, mãos inovadoras”, foram: identificar a percepção dos estudantes sobre sua própria criatividade e desenvolver estratégias pedagógicas para a emergência da criatividade na aprendizagem desses estudantes.

De acordo com Carolina, a intervenção foi “bastante exitosa e, hoje, os estudantes estão mais motivados e autônomos para aprender”. Com o auxílio dos professores capacitados no Campus Taguatinga Centro, os estudantes da Escola Classe 803 do Recanto das Emas “fizeram produções incríveis”, relata Carolina.

Prêmio
O projeto desenvolvido no Recanto das Emas ficou em terceiro lugar na categoria Ciclo de Alfabetização, da Etapa Distrital, da Iniciativa Educadores do Brasil – Prêmio Professores do Brasil. O trabalho também já foi apresentado no Seminário de Rede Internacional de Escolas Criativas, promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e foi selecionado para ser apresentado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) em Natal, no Rio Grande do Norte. A premiação ocorreu em 19 de novembro de 2015, na Escola de Governo do Distrito Federal.

Missões do IFB
Dentre as finalidades dos Institutos Federais, estabelecidas na Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está a meta de ofertar capacitação técnica e atualização pedagógica aos professores da Rede Pública de Ensino.

O Campus Taguatinga Centro já ofertou cursos para docentes da rede de ensino do Governo do Distrito Federal (GDF) que vão do uso do cinema ao uso da Tertúlia Literária Dialógica em sala de aula. Essa unidade do IFB forma, também, docentes para atuarem no Ensino Básico. Há uma Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, que foi criada em 2013 e oferta 40 vagas por ano.