Alunos do Campus Taguatinga Centro apresentam resultados da primeira edição do Projeto Integrador do Curso Técnico em Comércio
Os estudantes do Curso Técnico em Comércio do Campus Taguatinga Centro apresentaram, nos dias 18 e 20 de novembro, os resultados de pesquisa do Projeto Integrador (PI). A apresentação foi realizada para uma banca formada pelos professores Carlos Augusto Balla e Paulo Goulart.
O PI tem como objetivo desenvolver as competências que deverão ser adquiridas no período letivo. O projeto – entregue em forma de documento impresso, atendendo às regras de formatação definidas pelo IFB e defendido em apresentação pública – culmina com a apresentação de um trabalho interdisciplinar, que deve enfatizar pelo menos três componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Comparando com os estudantes da graduação, seria algo equivalente a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual os alunos entram em contato com a realidade em que vão atuar, veem como as empresas funcionam no seu dia a dia e conjugam esse conhecimento prático com os conteúdos adquiridos em sala de aula. Porém, apesar da aparência com o modelo do TCC, o coordenador do Curso Técnico em Comércio, professor Balla, enfatiza que esse trabalho não é um TCC.
As empresas visitadas e que serviram como laboratório para os alunos do curso foram: Panificadora e Confeitaria Real Sabor (Taguatinga), Empresa Relk’s Fast Food (Ceilândia), Centro de Ensino Canarinho Amarelo (Brasília), Centro de Formação de Condutores AB Caminho Certo (Luziânia), Banca Santa Cruz (Gama) e Empresa Dany Fashion (Feira dos Goianos/Taguatinga).
De acordo com o Professor Carlos Augusto Balla, orientador do Projeto Integrador, os alunos encararam o desafio e demonstraram atitude empreendedora. “Realizaram visitas, entrevistaram gerentes e proprietários e captaram brindes para serem sorteados no dia da apresentação do P.I”, relata ele.
Para o Professor Paulo Goulart, que orientou parte dos trabalhos, o Projeto Integrador foi um sucesso. “Os alunos se movimentaram, estudaram conceitos e verificaram sua aplicabilidade na realidade das empresas. O sucesso está nas dificuldades superadas para fazer o trabalho em grupo, no entrosamento dos alunos e na constatação das diferenças entre conceitos e a realidade empresarial. Isso possibilita uma melhor reflexão dos conteúdos programáticos adquiridos em sala de aula”, afirma Goulart.
Piloto
Esse Projeto Integrador foi um Piloto do que a coordenação do Curso Técnico em Comércio pode vir a implantar de forma definitiva para que todos os estudantes realizem a ação, melhorando a qualidade do curso e da formação dos técnicos.
Redes Sociais