Página inicial > Recanto das Emas > Alunos do Campus Taguatinga Centro apresentam resultados da primeira edição do Projeto Integrador do Curso Técnico em Comércio

Criado: Quinta, 26 de Novembro de 2015, 10h32 | Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2015, 10h32 | Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2015, 10h55 | Acessos: 2550

Os estudantes do Curso Técnico em Comércio do Campus Taguatinga Centro apresentaram, nos dias 18 e 20 de novembro, os resultados de pesquisa do Projeto Integrador (PI). A apresentação foi realizada para uma banca formada pelos professores Carlos Augusto Balla e Paulo Goulart.

O PI tem como objetivo desenvolver as competências que deverão ser adquiridas no período letivo. O projeto – entregue em forma de documento impresso, atendendo às regras de formatação definidas pelo IFB e defendido em apresentação pública – culmina com a apresentação de um trabalho interdisciplinar, que deve enfatizar pelo menos três componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Comparando com os estudantes da graduação, seria algo equivalente a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual os alunos entram em contato com a realidade em que vão atuar, veem como as empresas funcionam no seu dia a dia e conjugam esse conhecimento prático com os conteúdos adquiridos em sala de aula. Porém, apesar da aparência com o modelo do TCC, o coordenador do Curso Técnico em Comércio, professor Balla, enfatiza que esse trabalho não é um TCC.

As empresas visitadas e que serviram como laboratório para os alunos do curso foram: Panificadora e Confeitaria Real Sabor (Taguatinga), Empresa Relk’s Fast Food (Ceilândia), Centro de Ensino Canarinho Amarelo (Brasília), Centro de Formação de Condutores AB Caminho Certo (Luziânia), Banca Santa Cruz (Gama) e Empresa Dany Fashion (Feira dos Goianos/Taguatinga).

De acordo com o Professor Carlos Augusto Balla, orientador do Projeto Integrador, os alunos encararam o desafio e demonstraram atitude empreendedora. “Realizaram visitas, entrevistaram gerentes e proprietários e captaram brindes para serem sorteados no dia da apresentação do P.I”, relata ele.

Para o Professor Paulo Goulart, que orientou parte dos trabalhos, o Projeto Integrador foi um sucesso. “Os alunos se movimentaram, estudaram conceitos e verificaram sua aplicabilidade na realidade das empresas. O sucesso está nas dificuldades superadas para fazer o trabalho em grupo, no entrosamento dos alunos e na constatação das diferenças entre conceitos e a realidade empresarial. Isso possibilita uma melhor reflexão dos conteúdos programáticos adquiridos em sala de aula”, afirma Goulart.

Piloto

Esse Projeto Integrador foi um Piloto do que a coordenação do Curso Técnico em Comércio pode vir a implantar de forma definitiva para que todos os estudantes realizem a ação, melhorando a qualidade do curso e da formação dos técnicos.