Página inicial > Recanto das Emas > Alfabetização nas letras e nas artes: alunas visitam o CCBB

Alfabetização nas letras e nas artes: alunas visitam o CCBB

Criado: Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 11h31 | Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 11h31 | Última atualização em Terça, 05 de Janeiro de 2016, 09h48 | Acessos: 1529

As estudantes do Curso de Alfabetização e Letramento: emancipação feminina pela construção da cidadania, do Campus Taguatinga Centro, visitaram, no último dia 27 de novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A ação, de acordo com a servidora que propôs esse Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), Clarice Vieira, foi mais uma das iniciativas de visita técnica que estão previstas para o segundo semestre de 2015. A professora Valdinéa Maria de Carvalho também participou da atividade.

Outras duas visitas já foram realizadas desde agosto deste ano. A primeira, foi ao Campus Planaltina do IFB, onde se realizou uma oficina de mandala. A segunda, foi na Casa da Mulher Brasileira que acolhe mulheres que sofreram violência doméstica. As estudantes do IFB conheceram o espaço que conta com moradia provisória, uma espécie de subsede da Delegacia da Mulher e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

No CCBB, as mulheres da alfabetização conheceram as obras de Iberê Camargo e Fábio Baroli. A primeira exposição, "Um Trágico nos Trópicos", segundo Clarice, traz elementos da arte abstrata com um ar dramático e ao mesmo tempo nostálgico da infância. Já a segunda exposição, “retrata o tempo das coisas sob o olhar da calma e da vida com a parcimônia do interior” diz ela.

De acordo com a estudante Maria Marta Borges da Silva, esta foi uma iniciativa “excelente” do curso, pois despertou nela e nas colegas a imaginação artística.

Alfabetização

O Curso de Alfabetização e Letramento: emancipação feminina pela construção da cidadania, busca formar estudantes e garantir a certificação da egressa que seja capaz de fazer uso proficiente das formas sociais de leitura e escrita para aplicá-las no seu cotidiano de vida e de trabalho.

As alunas também devem adquirir capacidade de proceder cálculos lógicos básicos e aplicá-los produtivamente, além de demonstrar conscientização quanto aos princípios éticos para a cidadania, empoderar-se quanto aos direitos de mulheres e manusear, com facilidade, os recursos tecnológicos básicos da contemporaneidade.