Página inicial > Recanto das Emas > Curso ofertado por estudantes da Licenciatura em Letras Espanhol é concluído

Curso ofertado por estudantes da Licenciatura em Letras Espanhol é concluído

Criado: Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 16h43 | Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 16h43 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 16h43 | Acessos: 2545

alunos reunidosVoz e violão, interações em espanhol e sorteio de CDs e livros. Foi assim o fechamento da primeira turma do curso de Espanhol Básico, ministrado pelos alunos do 6º período da Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol do Campus Taguatinga Centro. Os estudantes ofertaram a atividade como prática da disciplina de “Metodologia do Ensino de Língua Espanhola”.

De acordo com a professora Renata Mourão Guimarães, o curso de 36 horas foi ofertado para alunos, servidores do IFB e comunidade local e planejado com o objetivo de oferecer aos estudantes da licenciatura a oportunidade de aprimorarem suas competências linguística, comunicativa e metodológica.

“Tudo foi feito de modo que eles adquiram confiança no uso do espanhol em sala de aula e fora dela, bem como estimular entre eles a reflexão sobre suas experiências docentes no período de formação”, concluí a professora.

Para o estudante Nóslem Sálem, “apesar da suadeira e do susto passado quando se aproximava o dia de aula, sem dúvida foi uma experiência gostosa e exitosa na experiência de docência”.

“Pensei, 'nossa, darei uma aula para um grupo de estudantes formalmente constituído, por meio de edital e tudo mais' e soube, talvez pela primeira vez, o quanto é importante e gratificante saber o conteúdo a ponto de explicá-lo com competência. Só tenho a agradecer pela oportunidade que a matéria Metodologias no Ensino de Língua Estrangeira, da professora Renata Mourão, me proporcionou”, diz Nóslen.

“O curso me proporcionou a experiência de dar aula para uma turma diversificada, e o grande desafio foi adequar o conteúdo para que alcançasse a todos. Os resultados esperados foram atingidos, pois segundo relatos dos próprios alunos, a aula foi ótima. Ótima para eles, gratificante para mim”, relata a graduanda Paulinélia Miranda

A professora Renata diz que a intenção é que o projeto tenha seguimento para as novas turmas. Para ela, além de oferecer aos alunos da Licenciatura grandes experiências, a ação oportuniza à comunidade local o acesso à aprendizagem de Língua Espanhola e o contato com aspectos culturais, históricos e políticos dos países em que se fala a língua-alvo, ampliando, assim, horizontes profissionais e pessoais.