Professor do IFB participa de elaboração do Atlas da Vulnerabilidade Social
O professor da área de Gestão do Campus Taguatinga Centro Luciano Pereira da Silva compôs a equipe do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que elaborou o Atlas da Vulnerabilidade Social lançado neste ano de 2015.
O material foi disponibilizado em uma versão online no endereço eletrônico http://ivs.ipea.gov.br/ivs/pt/home/ e visa facilitar o acesso aos dados produzidos pelo Ipea. Também está disponível a versão em PDF, que pode ser baixada no mesmo site.
De acordo com as informações do Ipea, o Atlas da Vulnerabilidade Social engloba o Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios e o Atlas da Vulnerabilidade Social nas Regiões Metropolitanas. Consta ainda que o Atlas é uma plataforma de consulta ao Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) de 5.565 municípios brasileiros, 27 Unidades da Federação (UF), 20 Regiões Metropolitanas (RM) e suas respectivas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH).
Para o presidente do Ipea, Jessé de Souza, o maior objetivo do trabalho é “ampliar o debate sobre a vulnerabilidade social e contribuir para as reflexões em torno dessa questão, especialmente agora que a política social apresenta importantes avanços”.
“O Ipea e as instituições parceiras neste projeto apresentam o Atlas da Vulnerabilidade Social no Brasil, por meio de um conjunto de cartogramas que permitem observar, para cada um dos indicadores que compõem o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), a distribuição espacial desses indicadores que informam sobre a exclusão social, sobre a pobreza multidimensional e sobre a vulnerabilidade social”, finaliza o presidente daquela instituição de pesquisa.
O professor do IFB conta que passou cerca de dois meses colaborando com o trabalho por meio da tabulação de dados, elaboração de gráficos e análise de resultados. O material elaborado por Luciano Pereira Silva compõe tanto a versão digital para download quanto o site. O docente, que é mestre pela Universidade de Brasília (UNB), atuou no Ipea como bolsista.
*Foto: Wakila Nieble
Redes Sociais