Página inicial > Recanto das Emas > IFB capacita professores do GDF e aplica Tertúlia Literária inclusive com crianças

Criado: Sexta, 18 de Dezembro de 2015, 18h05 | Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2015, 18h05 | Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2015, 18h05 | Acessos: 2799

Foi concluído, nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o projeto de extensão do Campus Taguatinga Centro, intitulado “Formação em Tertúlia Literária Dialógica para professores da rede pública do Distrito Federal: uma experiência com a educação infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos”. O projeto foi coordenado pelas professoras doutoras do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol – Simone Braz Ferreira Gontijo e Jane Christina Pereira, além da técnica em assuntos educacionais Ana Paula Santiago Seixas.

A atividade ofertou capacitação aos docentes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) que estavam matriculados no Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O Parfor dá aos trabalhadores que já atuam na sala de aula – mas não possuem curso superior – a possibilidade de concluírem uma graduação.

O que foi feito?

As servidoras do IFB capacitaram os alunos da UNB para aplicarem a metodologia da Tertúlia Literária Dialógica (TLD) em suas salas de aula. A TLD permite ao estudante construir conhecimento a partir da leitura de textos clássicos, alinhando o que se aprende nesses textos com a vivência de cada participante.

Essa foi a primeira vez que o IFB aplicou, mesmo que indiretamente, a TLD com estudantes tão jovens como as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Um dos principais obstáculos, de acordo com Ana Paula, é que as crianças pequenas ainda não sabem ler ou escrever e por isso foi necessário utilizar uma técnica que permitisse aos meninos e meninas fazer a “leitura” de determinados temas, como, por exemplo, suas trajetórias de vida, e depois conseguissem expressar isso por meio de desenhos ou figuras.

Mapa da vida

Uma das técnicas que os professores da SEDF foram capacitados a utilizar foi o Mapa da Vida. Nessa ação, as crianças contam suas próprias histórias e refletem sobre suas vivências. Ana Paula explica que um dos docentes da SEDF levou os estudantes a desenharem como viam sua própria história. “Os meninos ficaram encantados ao verem os desenhos com a história de sua vida ali no mural da sala de aula. Eles conseguiram se ver”, relata a servidora do IFB que, além de oferecer os cursos na UNB, também visitou algumas das escolas onde a Tertúlia estava sendo replicada.

Ação em dois momentos

O projeto foi executado em dois momentos. No primeiro, as servidoras do IFB fizeram Tertúlia com os professores estudantes da UNB e os capacitaram para aplicar a metodologia da TLD. No segundo momento, esses professores voltaram às suas salas de aula e aplicaram a TLD com seus alunos das escolas do Governo Distrito Federal.

Apoio institucional

O projeto foi desenvolvido em uma tríplice parceria que envolveu o IFB/Campus Taguatinga Centro, a Faculdade de Educação da UnB e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Além desses parceiros, a Editora IFB também colaborou fornecendo exemplares do livro “Tertúlia Literária Dialógica: teoria e prática” para os professores do Governo do Distrito Federal (GDF) que fizeram o curso de extensão.