Página inicial > Recanto das Emas > Segundo dia do Encontro Pedagógico tem Calendário Acadêmico, conversa sobre gênero e pesquisa e extensão

Criado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2016, 15h36 | Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2016, 16h32 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2016, 16h37 | Acessos: 1943

Servidores técnicos e docentes do Campus Taguatinga Centro realizaram, nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, as atividades do seu segundo dia do 11º Encontro Pedagógico. A pauta do encontro contou com a apresentação do calendário acadêmico 2016 do Curso Técnico em Comércio e dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC’s), uma conversa sobre gênero e uma palestra sobre execução de projetos de pesquisa e extensão.

Na apresentação do calendário, a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Melina Ribeiro Salgado, enfatizou a necessidade de os professores manterem a entrega dos diários em dia, pois os atrasos podem impedir novas matrículas e mesmo a formatura de estudantes cujos dados ainda não tenham sido lançados formalmente no sistema, embora já tenham, na prática, concluído o curso.

A Coordenação Pedagógica (CDPD) informou que pretende conversar com todos os estudantes do campus, logo na primeira semana de aula, passando informações a respeito tanto dos calendários quanto dos deveres e direitos dos matriculados.

A pedido do professor Gecyclan Rodrigues Santana, será incluída, na conversa com os estudantes, a informação de que os atestados médicos apresentados por alunos não anulam as faltas. De acordo com explicação da CDPD, mesmo com atestado médico, o aluno que tiver mais de 25% de faltas é reprovado. O documento garante apenas que os estudantes tenham direito a realizar as avaliações aplicadas no dia da ausência.

Conversa sobre gênero

Na segunda parte do evento ocorreu uma conversa sobre gênero. O bate-papo foi intermediado pelo servidor Wákila Mesquita, que afirmou haver necessidade de se tratar do tema devido aos conflitos que já ocorreram no campus no ano letivo de 2015.

Foram apresentados os conceitos e as legislações que tratam do tema e que se aplicam à comunidade do IFB. As definições de identidade de gênero, orientação sexual e sexo biológico foram expostas e as normas sobre o assunto também, de modo que os servidores puderam discutir o assunto.

Foi sugerido pela professora Carine Shenekenberg Guedes que ocorra uma orientação a respeito do assunto também para os estudantes a fim de se evitarem conflitos ou dúvidas em 2016. A diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Melina Ribeiro Salgado, concordou com a proposta.

Pesquisa e Extensão

O professor Luciano Pereira Silva, que já foi coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Taguatinga Centro, apresentou o edital da Fundação de Apoio
à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

De acordo com ele, a instituição financia visitas técnicas, cursos de capacitação e participação em eventos. Podem concorrer, nesse edital, pesquisadores mestres e doutores, estudantes de mestrado e doutorado e profissionais da área de Ciência e Tecnologia.

Luciano explicou passo a passo como os servidores do IFB podem se inscrever e concorrer aos recursos da FAP-DF.