Página inicial > Recanto das Emas > Novos alunos do Curso Técnico em Comércio iniciaram suas aulas nessa segunda-feira

Criado: Terça, 16 de Fevereiro de 2016, 13h24 | Publicado: Terça, 16 de Fevereiro de 2016, 13h24 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2016, 17h35 | Acessos: 3906

Cerca de cinquenta e cinco alunos de aproximadamente onze cidades do Distrito Federal e de Goiás iniciaram, nessa segunda-feira, 15 de fevereiro, as aulas do Curso Técnico em Comércio no Campus Taguatinga Centro. Os estudantes são das cidades de Taguatinga, Ceilândia, Vicente Pires, Recanto das Emas, Águas Claras, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, São Sebastião, Gama e Santo Antônio do Descoberto (Goiás).

O estudante com maior idade tem 46 anos e o mais novo ainda nem chegou à maioridade: está com 17. De acordo com o coordenador do Curso Técnico em Comércio, professor Carlos Augusto Balla, essa ampla variedade na faixa etária indica que o IFB está cumprindo com seu objetivo de inclusão.

“Essa é a proposta do IFB, que todas as faixas etárias estejam prontas para se integrarem ao mundo do trabalho, e temos professores capacitados para lidar com essa diversidade que chega até nós”, afirma o coordenador.

Nesse primeiro dia os novos matriculados do IFB tiveram aula de Ética, Sociedade e Trabalho com a professora Valdinéa Maria Silva Carvalho e de Gestão de Pessoas com o professor Paulo Goulart Júnior. De acordo com Valdinéa, a disciplina de Ética procura mostrar aos estudantes a necessidade de respeito pelo outro, pelas particularidades de cada um.

“Eu trabalho muito com vídeos e mostro a eles como se comportar no local de trabalho, mas também nas relações pessoais, nas familiares. Durante o semestre nós vamos entender a história do trabalho e os avanços ou recuos que os direitos e a qualidade de vida dos trabalhadores já tiveram”, diz a professora.

Para o estudante Marcos Mendes de Brito, o Curso Técnico em Comércio parece uma boa oportunidade, pois, para ele, mesmo nos momentos de crise econômica as pessoas continuam comprando. O novo aluno do IFB também pretende se matricular em um curso de Engenharia Civil. Ele foi aluno do Centro de Ensino Médio 10 da Ceilândia, onde mora, e acabou de concluir o antigo Segundo Grau.

Além dos dois professores já citados, devem trabalhar com as turmas de Comércio neste primeiro semestre de 2016 os professores e professoras Jane Christina Pereira, Carlos Augusto Balla, Kélvio Felipe dos Santos, Antongnioni Pereira de Melo, Priscila Ramos de Moraes Rego Agnello, Alisson Wilker Andrade Silva, Sergio Reis Ferreira dos Santos, Fabio Nogueira Carlucci, Luciano Pereira da Silva, Germano Teixeira Cruz, Cleudivan Silva Dias e Carine Schenekenberg Guedes.

Ainda há vagas

O Campus Taguatinga Centro ofertou este semestre 80 vagas para o Curso Técnico em Comércio. Ainda há vagas disponíveis e os interessados podem comparecer a esta unidade do IFB até o dia 19 de fevereiro das 8h às 12h e das 13h às 18h e solicitarem uma vaga.

Para se matricular é necessário ter o Ensino Médio Completo e trazer os seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de Residência que contenha o CEP; Comprovante de Escolaridade que pode ser o certificado ou histórico escolar; comprovante de quitação eleitoral, certidão de nascimento ou casamento, duas fotos 3x4 e, para os interessados do sexo masculino, é preciso ter o certificado de reservista.

O curso

O Curso Técnico em Comércio foi criado no IFB em 2010 no Campus Taguatinga. Em 2011, com a criação do Campus Taguatinga Centro, o curso passou a ser ofertado por esta unidade. Todo ano são oferecidas 160 vagas, sempre no período noturno.

Os alunos desta formação estudam disciplinas como Leitura e Produção de Texto; Fundamentos da Administração, Organização e Sistema de Métodos; Economia; Gestão de Pessoas; Ética, Sociedade e Trabalho; Introdução à Informática; Direito do Consumidor e Empresarial; Informática Aplicada ao Comércio Eletrônico; Direito do Trabalho; Contabilidade; Matemática Financeira; Administração de Marketing; Inglês; Gestão e Técnica de Vendas; Espanhol; Estatística; Introdução a Finanças; Processo e Gestão de Compras; Logística e Recursos Patrimoniais; Custos e Formação de Preços; Empreendedorismo; e Gestão de Qualidade.