Página inicial > Recanto das Emas > Coordenação do Curso de Letras Espanhol recebe estudantes com informações sobre o dia a dia do Campus

Criado: Quarta, 02 de Março de 2016, 14h21 | Publicado: Quarta, 02 de Março de 2016, 14h21 | Última atualização em Quarta, 02 de Março de 2016, 14h26 | Acessos: 2574

A coordenação do Curso de Letras – Habilitação Espanhol do Campus Taguatinga Centro, sob orientação da coordenadora, professora Simone Braz Ferreira Gontijo, organizou nessa terça-feira, 1º de março, a recepção dos calouros que ingressaram no IFB neste primeiro semestre de 2016.

Para que os novos alunos tirassem todas as suas dúvidas sobre a organização e funcionamento do campus, representantes da Coordenação Pedagógica (CDPD), da Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE), da Biblioteca, da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão e da Direção-Geral conversaram com os novos estudantes.

CDPD

A coordenadora pedagógica, Carine da Costa Alencar, conversou com os recém-chegados a respeito dos horários de atendimento aos estudantes e ressaltou que os professores têm uma carga horária específica para realizar um atendimento individual para alunos que estejam com dificuldade em partes dos conteúdos.

Ela disponibilizou e explicou o calendário acadêmico 2016 e deu detalhes sobre questões como os atestados médicos. De acordo com a coordenadora, os atestados médicos ou odontológicos apresentados por estudantes não abona faltas. Esse documento apenas garante ao aluno o direito de reposição do conteúdo ou de realizar qualquer atividade de avaliação que tenha ocorrido no dia da ausência.

Se o estudante precisar se ausentar da sala de aula por mais de 15 dias, até 45 dias, existe o direito ao atendimento em regime domiciliar. Nesses casos o aluno precisa apresentar o atestado com o código da CID e preencher formulário próprio no Departamento de Ensino solicitando esse serviço. Assim, o professor poderá disponibilizar o conteúdo para que o graduando estude em casa.

CDAE

A Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) também explicou aos calouros como funciona o apoio ao estudante no Campus Taguatinga Centro. O coordenador da CDAE, Francisco Rosemberg Leite da Costa, deu detalhes sobre como o graduando pode solicitar apoio financeiro ao IFB, caso sua renda não esteja sendo suficiente para que ele consiga manter-se estudando.

A assistente social Clarice Barbosa Vieira e o assistente de aluno Paulo Victor Azevedo informaram que, para solicitar o auxílio permanência, a renda per capta dos membros da família não pode ultrapassar R$ 1.320,00. Paulo ressaltou que o recurso que o IFB paga ao aluno em situação de vulnerabilidade social deve ser usado para a compra de material didático, transporte e alimentação.

“O objetivo do auxílio é minimizar as desigualdades sociais e permitir que o aluno consiga permanecer no curso. Não é uma renda completa, é apenas um complemento para garantir a permanência e o êxito dos alunos”, finaliza Clarice.

Essa turma é a quarta do Curso de Letras – Habilitação Espanhol que foi criado em 2013. Ao final deste ano, o Campus Taguatinga Centro vai formar sua primeira turma de nível superior.