Página inicial > Recanto das Emas > Estudar em Brasília permite aprender nos espaços onde se discute e se decide os rumos do País

Criado: Quinta, 03 de Março de 2016, 08h35 | Publicado: Quinta, 03 de Março de 2016, 08h35 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2016, 13h46 | Acessos: 2263

Ter a oportunidade de estudar circulando pelos mesmos espaços onde trabalham os homens e mulheres que decidem os rumos do País e poder visitar, com certa facilidade, locais como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto ou o Supremo Tribunal Federal (STF). Essa é uma das vantagens de se estar matriculado no Instituto Federal de Brasília (IFB).

Na quarta-feira, 2 de março, os estudantes do Curso de Letras – Habilitação Espanhol do Campus Taguatinga Centro aproveitaram essa possibilidade e visitaram os prédios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Como estudantes de um curso em que se aprende a ensinar um idioma, a visita contou com um prêmio a mais: foi toda guiada em Espanhol.

A servidora do Congresso que recebeu os graduandos explicou que o parlamento brasileiro recepciona os visitantes falando nos idiomas português, espanhol, inglês ou francês. Há também as visitas para surdos, toda feita na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). No caso de visitantes cegos, não existe um programa específico, entretanto, eles podem tocar as obras.

Em espanhol, guia do Congresso usa maquete para explicar como se divide o Palácio que serve como sede da Câmara e do SenadoEm espanhol, guia do Congresso usa maquete para explicar como se divide o Palácio que serve como sede da Câmara e do Senado

Junto aos deputados e senadores

A visita começou com a apresentação das obras de arte de Athos Bulcão e Burle Marx no Salão Verde da Câmara dos Deputados onde os estudantes do IFB puderam observar também como ocorre o trabalho da imprensa que cobre o Congresso Nacional. Dezenas de jornalistas trabalham em meio aos visitantes, muitos estão ao vivo em redes nacionais ou locais de rádio e televisão. Por esse espaço circulam os parlamentares.

Enquanto visita as obras de arte do local, os alunos trombam a todo momento com deputados ou senadores que passam como desconhecidos. Foi possível entrar no Plenário da Câmara dos Deputados e ver de perto onde os congressistas votam as questões mais importantes para o Brasil. No momento da visita ocorria apenas uma sessão especial de homenagem à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No Senado, não foi possível entrar direto no plenário, mas se observou o local por meio das galerias que são abertas a visitantes. Apesar das rígidas regras de segurança da casa dos deputados, o visitante ainda consegue saber como funciona o Congresso e ter noções básicas sobre o dia a dia dos deputados e senadores.

Segurança

Devido aos últimos protestos contra o atual presidente da Câmara dos Deputados, a segurança tornou-se mais rígida e impede que os visitantes entrem nas galerias portando até mesmo papel. Celular, câmera fotográfica, blocos de notas ou qualquer coisa que sirva para registrar o que ocorre dentro do plenário da Câmara também é proibido.