Página inicial > Recanto das Emas > Campus Taguatinga Centro executou mais de 99% do orçamento 2015

Campus Taguatinga Centro executou mais de 99% do orçamento 2015

Criado: Quarta, 09 de Março de 2016, 11h19 | Publicado: Quarta, 09 de Março de 2016, 11h19 | Última atualização em Quarta, 09 de Março de 2016, 11h25 | Acessos: 2195

O Campus Taguatinga Centro executou mais de 99% do orçamento 2015. O governo Federal autorizou, no início do ano passado, um total aproximado de R$ 3,116 milhão para esta unidade do IFB. Entretanto, devido aos cortes do orçamento, foram liberados cerca de R$ 2,068 milhão.

Distribuição

O orçamento do campus é dividido em custeio, investimento, capacitação e assistência estudantil. No custeio, estão as despesas com estagiários, intérprete de Libras, seguro pessoal de estudantes, material de consumo, passagens, diárias, locação de mão de obra terceirizada com vigilantes, motoristas, copeira e agentes de limpeza.

Também, no custeio, estão incluídas despesas com impressão, aluguel, condomínio, IPTU, IPVA, manutenção de veículos, telefonia, água, energia, combustível, seguro dos automóveis, Imprensa Nacional, custos da biblioteca, custos do Núcleo de Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e, especificamente em 2015, houve um remanejamento em favor do Campus Ceilândia.

No investimento, estão os gastos com a aquisição de acervo para a biblioteca. Devido aos cortes do Orçamento Federal, menos de 1% do total de recursos do Campus Taguatinga Centro foi destinado a investimento.

Recursos para o Campus Ceilândia

De acordo com o diretor-geral do Campus Taguatinga Centro, Germano Teixeira Cruz (na foto), o remanejamento de recursos de um campus para outro, ocorreu, pois, “em uma das adequações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) no orçamento dos institutos nos anos anteriores, o orçamento do Campus Ceilândia foi reduzido pela metade. Foram elencados alguns critérios para decidir sobre o corte e isso acabou afetando os campi mais novos em todo o Brasil. Por estarem em implantação, essas unidades tinham baixa contagem de alunos em cursos técnicos, e esse foi o critério utilizado”.

Ainda de acordo com o diretor-geral, o Campus Ceilândia estava se organizando para mudar para o seu prédio definitivo. Por isso, não teve condições de ofertar cursos técnicos antes, por estarem na sede provisória. Sem o orçamento, o campus não teria como manter as despesas correntes na nova unidade e durante uma reunião do colégio de dirigentes, que é composto por todos os diretores do IFB, surgiu o consenso de que, por se tratar de uma rede, todos os campi da instituição auxiliariam o Campus Ceilândia com 3% do orçamento. Desse modo, a unidade conseguiu manter o seu funcionamento sem grande prejuízo para as outras unidades.

Valores

A maior parte do orçamento do Campus Taguatinga Centro fica no custeio. Do total de R$ 2,068 milhão, cerca de 81% foi utilizado para manter a escola funcionando. A maior despesa do campus é com a contratação de funcionários terceirizados, foram mais de R$ 988 mil que permitiram à instituição contratar uma copeira, dois motoristas, três recepcionistas e quatro vigilantes.

O diretor-geral do Campus Taguatinga Centro afirma que os cargos de terceirizados, basicamente, são os de recepcionista, motorista, vigilante e limpeza. Segundo ele, “há algum tempo o Governo Federal não contrata mais servidores para estes cargos. De forma prática, há uma compreensão na literatura da área de gestão que aponta para a terceirização de serviços básicos, para que as instituições possam dedicar seus esforços para sua área fim, ou competências chave”.

O segundo maior gasto do Campus Taguatinga Centro é com aluguel e condomínio. Em 2015, foram cerca de R$ 443 mil. Para o diretor-geral, o local que o campus está foi alugado para que acontecesse a reforma da sede, que fica na quadra C12. No entanto, com a redução no orçamento das unidades do ministério da educação ainda não foi possível realizar a reforma.

“Estamos trabalhando junto ao Núcleo de Engenharia na revisão do projeto de reforma para tentar viabilizar a obra o mais rápido possível. Deste modo, não seria mais necessário o pagamento do aluguel. Não existe uma data certa para isso, pois dependemos da liberação de orçamento”, esclarece o diretor-geral.

Como acompanhar o seu dinheiro

Todo o orçamento do IFB é oriundo dos recursos que o governo Federal arrecada por meio de impostos, portanto, é dinheiro da sociedade. Qualquer cidadão pode acompanhar e fiscalizar os gastos da instituição por meio do Portal da Transparência neste link.