Página inicial > Recanto das Emas > WhatsApp em sala de aula? No Campus Taguatinga Centro pode, mas só quando o professor autorizar

Criado: Sexta, 11 de Março de 2016, 15h08 | Publicado: Sexta, 11 de Março de 2016, 15h08 | Última atualização em Sexta, 11 de Março de 2016, 15h11 | Acessos: 2528

Se você trabalha em escola ou é estudante, com certeza já ouviu um professor ou professora reclamar que os smartphones atrapalham o aprendizado. Os estudantes não tiram as mãos e olhos dos aparelhos eletrônicos e isso irrita o docente. Entretanto, no Campus Taguatinga Centro, essa quase unanimidade entre professores contra os celulares não existe. Nas aulas de espanhol, esses apetrechos tecnológicos podem ajudar a aprender.

De acordo com a professora do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol Alessandra Silva de Sousa, o aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp pode ser uma ferramenta pedagógica muito útil no ensino e aprendizagem de espanhol.

Alessandra acompanhou sua turma de alunos em uma oficina organizada pelo Colegiado do Curso de Letras, que ocorreu no dia 29 de fevereiro, e que ensinou técnicas de utilização do aplicativo no aprendizado de espanhol. Quem ministrou a oficina foi a professora Susana Dias que atua nos colégios de Brasília.

De acordo com Alessandra, o que a oficina sugere é que, lançando mão dos emoticons, se possam construir lógicas de conjugações verbais a partir das terminações dos verbos unidas a estes "desenhos". Susana defende que a fixação e memorização, por meio de imagens legendadas, dos "refranes" - ditos populares em espanhol -, pode ser facilitada com a utilização dos emoticons.

A professora lembra ainda que a linguagem mais coloquial é mais comum no dia a dia e é complexa de ser ensinada. A utilização do Whatsapp consegue colocar o aluno em contato com uma conversa equivalente a um bate-papo diário de nativos do idioma.

Susana explica que, em uma única aula, é possível o compartilhamento de dezenas de conversas com textos e emoticons e isso usa a memória visual dos estudantes facilitando o aprendizado.