Página inicial > Recanto das Emas > Estudantes de Letras leem Guimarães Rosa e são incentivados a fazer a “peregrinação” pelos caminhos de Grande Sertão: Veredas

Criado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 12h38 | Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 12h38 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2016, 12h40 | Acessos: 2346

Os estudantes do Curso de Licenciatura Letras – Habilitação Espanhol do Campus Taguatinga Centro, do 5º semestre, estão estudando, na disciplina de Literatura Brasileira II, a obra: Grande Sertão – Veredas, de João Guimarães Rosa.

A turma, após diálogo entre os estudantes e com intermediação da professora Jane Christina Pereira, optou por ler a obra utilizando a Tertúlia Literária Dialógica (TLD). De acordo com a docente, a TLD é uma metodologia de leitura literária que tem como princípios o diálogo igualitário, a igualdade de diferenças, a inteligência cultural, a transformação, a dimensão instrumental, a solidariedade, a criação de sentido e a fruição artística.

Neste contexto, todos possuem espaço, dentro da roda de leitura, para ouvir e serem ouvidos, bem como inter-relacionar o lido com o vivido e com textos críticos, já estudados, sobre a obra. E na quinta-feira, 07 de abril, os estudantes tiveram uma surpresa, que faz parte do princípio “criação de sentido” da TLD.

A professora Jane convidou Abder Paz, um ativista cultural e social do Coletivo Mercado Sul, de Taguatinga, professor de teatro e mímico, para uma roda de conversa com os estudantes acerca do “Caminho do Sertão”, que acontecerá este ano, em sua 3ª edição, e do qual ele já participou como peregrino e consultor.

O “Caminho do Sertão”, explica Jane, é realizado pela Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Cultural e Ambiental Rosa e Sertão, o Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão (Cresertão), a Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com base na Economia Solidária (Copabase), a Central Veredas e a equipe ECOS do Caminho do Sertão.

É um percurso de 150km, que promove um mergulho socioambiental e literário no universo de Guimarães Rosa e no cerrado sertanejo dos gerais, percorrendo parte do caminho realizado por Riobaldo e seu bando, personagens centrais do livro Grande Sertão: Veredas, rumo ao Liso do Sussuarão.

Abder, um dos peregrinos da primeira edição do projeto, contou para os estudantes momentos marcantes da sua experiência no caminho. “Era como estar dentro do livro de Guimarães Rosa, com seus personagens, ali, reais na nossa frente”, diz ele. Também disse que apesar de ser um caminho árduo é uma travessia do ser, no mais profundo sentido. Destacou que é maravilhoso estar no meio da seca e de repente se deparar com as veredas, verdes de árvores e águas.

Segundo os estudantes, seus relatos foram tão comoventes que alguns se emocionaram por várias vezes. Nathália Alves dos Santos, uma das estudantes, disse que a participação de Abder, contando sua experiência, além de estimular a leitura da obra, ressignificou muitos sentidos desta e foi determinante para sua decisão de se inscrever no caminho.

“Acredito que fazer uma jornada de 150km com pessoas que tem em comum a paixão por Guimarães Rosa deve ser uma experiência inesquecível. Poder viver e perfazer os caminhos dos jagunços me dará a oportunidade de viver o livro, me dará uma outra visão do sertão, pois como diz Riobaldo, ‘o Sertão é do tamanho do mundo’ e eu quero ampliar o meu”, expressou-se a estudante.