Página inicial > Recanto das Emas > 400 anos da morte de Cervantes é tema de estudo no Campus Taguatinga Centro

400 anos da morte de Cervantes é tema de estudo no Campus Taguatinga Centro

Criado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 15h45 | Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 15h45 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2016, 15h47 | Acessos: 2118

Professores do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, do Campus Taguatinga Centro realizaram na quarta-feira, 20 de abril, um encontro em comemoração ao “IV Centenario de muerte de Cervantes”.

De acordo com a professora Alessandra Neves, a atividade teve por objetivo compartilhar com os estudantes de Letras informações sobre o maior escritor de língua espanhola de todos os tempos, Cervantes, e sua obra maestra Don Quijote de La Mancha. E também marcar a data, já que o mundo espanhol está celebrando durante todo este ano este centenário.

“Na Espanha, a Real Academia Española (RAE), o MEC e os Institutos Cervantes organizaram várias atividades dedicadas a Cervantes com eventos em todo seu território e até uma nova edição do Quijote foi editada pela RAE. Portanto, não poderíamos deixar de dar ênfase a esta data comemorativa ao centenário de morte de Cervantes e fazê-lo mais íntimo de nossos estudantes”, explica a docente.

Alessandra afirma que estudar Cervantes no aprendizado do idioma espanhol é importante pois ele é o maior escritor da língua espanhola e sua obra maestra é a maior e melhor embaixada que a Espanha poderia ter.

Para ela, “muito embora se estudem obras de Cervantes ao longo do curso nas aulas de literatura, é importante enfatizar o valor e a importância deste gênio da literatura para o mundo. Além de claro, fomentar o gosto pelos livros e mostrar que através de uma leitura bem feita e profunda do Don Quijote, por exemplo, o estudante pode agregar conhecimentos que vão muito além daqueles aprendidos em sala de aula. Também é divertido e amplia o vocabulário com esta obra que é leitura obrigatória para os amantes da boa literatura e mais para os estudantes de letras espanhol”.

“Embora o livro tenha sido escrito em 1605 segue atual, pois os refranes e léxico nele empregados são usados até hoje na língua espanhola falada em todo o mundo hispanohablante e também em outros países. Um exemplo é o refrán "Dime con quien andas y te diré quien eres" que é de uso corrente no português e está no Don Quijote”, completa ela.

Ainda de acordo com Alessandra, a atividade envolveu os estudantes de todos os períodos. Além da coordenação do curso, sob comando da professora Simone Gontijo, auxiliaram na programação os professores Camila Godinho, Cleudivan Dias, Geovane Amaral e Juliana Harumi. Estavam presentes também as professoras Carolina Oliveira do Campus Taguatinga Centro e Bruna Lourenção do Campus Riacho Fundo.

Jogos

Um jogo sobre o Quijote foi elaborado e os estudantes, divididos em equipes, disputaram para ver qual grupo tem maior conhecimento sobre a obra. Ao final foram sorteados dois exemplares do livro maior da Língua Espanhola.