Página inicial > Recanto das Emas > Campus Taguatinga Centro realiza curso de Libras para profissionais do comércio

Campus Taguatinga Centro realiza curso de Libras para profissionais do comércio

Criado: Quarta, 04 de Mai de 2016, 15h15 | Publicado: Quarta, 04 de Mai de 2016, 15h15 | Última atualização em Quarta, 04 de Mai de 2016, 15h17 | Acessos: 6147

O Campus Taguatinga Centro do Instituto Federal de Brasília (IFB) está ofertando, neste primeiro semestre de 2016, o Curso de Extensão Libras para profissionais do Comércio. As aulas ocorrem todas as segundas-feiras, no período noturno. São oferecidos dois cursos voltados para a área do comércio e dos negócios - Técnico em Comércio e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A responsável por ministrar os cursos é a professora Verônica Almeida. Ela explica que o IFB tem esses dois cursos para formar trabalhadores que atuem, especialmente, na área central da cidade de Taguatinga que tem um comércio muito forte, principalmente, nas avenidas Comercial Norte e Comercial Sul.

Demanda

De acordo com a docente, uma pesquisa no comércio local, realizada pelo Campus, revelou que o atendimento às pessoas com surdez ocorre com frequência, mas sem a qualidade desejada.

“Temos pessoas surdas que vão realizar suas compras e outras que trabalham em departamentos e lojas no comércio, e neste contexto a comunicação ocorre, na maioria das vezes, pelo improviso”, conta Verônica.

Para a professora, as pessoas com surdez enfrentam vários desafios, e fazer compras é mais um deles.  A pesquisa realizada demonstrou que o atendimento ocorre de forma indireta quando se dá com a intermediação de familiares e amigos da pessoa surda, semidireta quando se dá de forma escrita no papel ou por meio de tecnologia como os smartphones e um atendimento direto por meio de gestos improvisados.

Muitos comerciantes ressaltaram que os profissionais da área de vendas ainda enfrentam dificuldades de comunicação com esses clientes surdos e atuam tentando “adivinhar” o que eles desejam comprar.

A formação

O curso, iniciado em abril, tem carga horária de 60 horas e é exclusivo para estudantes do próprio Campus Taguatinga Centro que estejam matriculados em cursos da área de gestão comercial.

O objetivo da oferta é possibilitar aos estudantes maiores conhecimentos que garantam melhor atendimento a pessoa com surdez. “Este Curso de Extensão visa ampliar o acesso do uso da língua de sinais na área de vendas para que profissionais possam utilizá-las na sua rotina de trabalho no atendimento da pessoa que utiliza a Libras”, afirma a professora Verônica.

Para ela, este curso é de suma importância para os profissionais, pois propicia conhecimentos teóricos e práticos no intuito de promover maior qualidade no atendimento do comércio e na satisfação dos clientes.