Página inicial > Recanto das Emas > Ciência é o tema do segundo dia da V Semana de Ciência, Arte e Cultura

Ciência é o tema do segundo dia da V Semana de Ciência, Arte e Cultura

Criado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 16h07 | Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 16h07 | Última atualização em Quarta, 18 de Mai de 2016, 16h11 | Acessos: 1905

As atividades da V Semana de Ciência, Arte e Cultura do Campus Taguatinga Centro continuam acontecendo. A manhã desta quarta-feira, 18 de maio, foi dedicada a primeira parte do nome do evento: a ciência. Os estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, conheceram os resultados dos projetos de pesquisa ou os próprios projetos realizados por servidores do Instituto Federal de Brasília.

A professora Carine Schenekenberg Guedes, doutoranda pela Universidade Trás-os-montes e Alto Douro, em Portugal, conversou com os estudantes a respeito da formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que vem a ser esta modalidade de ensino e a construção da identidade desse professor.

Ela apresentou o resultado da sua pesquisa de doutorado intitulada “A docência na educação de jovens e adultos: um processo de construção identitária”. Em seu trabalho, Carine buscou saber qual o perfil do professor que atua no EJA das escolas públicas do Distrito Federal, como ocorre a formação continuada deles e de que forma essas questões influenciam na construção da identidade destes docentes. Para isso, ela realizou entrevistas com docentes de uma unidade escolar do DF.

Além da professora, a servidora Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Taguatinga Centro, Ana Paula Santiago Seixas, também conversou com os estudantes. Ana está concluindo seu mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária no Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal.

Segundo a servidora, a conversa com os estudantes tratou de questões práticas da realização de uma pesquisa como, por exemplo, de que forma se constrói um pré-projeto de pesquisa, métodos quantitativos e qualitativos.

“Conversamos sobre a coisa prática da pesquisa científica, o dia a dia do fazer pesquisa. Como eu utilizo entrevistas e não vou revelar os nomes dos entrevistados, nós tratamos de como manter os nomes em sigilo. Estes foram alguns dos pontos”, contou Ana Paula.

A professora Camila Lopes Godinho, coordenadora de Pesquisa e Extensão do Campus Taguatinga Centro, também conversou com os estudantes a respeito de seu projeto pesquisa no mestrado, realizado na Universidade de Brasília (UnB).