Página inicial > Recanto das Emas > Estudantes atendem a comunidade em projeto de arte e inclusão

Estudantes atendem a comunidade em projeto de arte e inclusão

Criado: Sexta, 20 de Mai de 2016, 14h43 | Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2016, 14h43 | Última atualização em Sexta, 20 de Mai de 2016, 14h45 | Acessos: 2898

Nesta quarta-feira, 18 de maio, foram apresentados, durante a V Semana de Ciência, Arte e Cultura do Campus Taguatinga Centro, os resultados do projeto Arte e Inclusão, coordenado pela estudante Liliane Neri, do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais e orientando pelo Intérprete de Libras Maílson Matos Marques. O projeto foi concluído em dezembro de 2015.

A ação contou também com a participação dos estudantes de Processos Gerenciais Sofia Carneiro, Gabriel Amaral, Thiago Resende e Carlos Alberto Santos. Já de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, participaram Rosângela Barbosa e Nóslem Salem. Pinturas, montagens e peças de artesanato foram expostos para a comunidade conhecer a ação.

As atividades foram financiadas pelo Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer Discente (Pincel) por meio de edital promovido pela Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE). Os estudantes do Instituto Federal de Brasília desenvolveram ações com alunos do Centro de Ensino Fundamental 04, localizado no Guará I. Todos os estudantes atendidos tem alguma necessidade específica.

O Pincel destina recursos da assistência estudantil para o desenvolvimento de atividades que envolvam, além dos estudantes do próprio IFB, os membros das comunidades que cercam o Campus Taguatinga Centro.

Arte e Inclusão

O projeto incluiu utilização e pesquisa de materiais e técnicas artísticas com os estudantes com necessidades específicas utilizando pincéis, lápis, giz de cera, tinta, argila e outros produtos para conseguirem desenvolver a sua psicomotricidade e também o desenvolvimento da linguagem.

As características dos alunos envolvidos nas ações incluíam deficiência mental, Síndrome de Down, autismo e paralisia parcial dos movimentos. Participaram estudantes tanto das séries iniciais do Ensino Fundamental, com idade a partir dos 14 anos, quanto os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com até 38 anos de idade.

Equipe

Cada um dos estudantes do IFB, membros da equipe do projeto Arte e Inclusão realizaram uma ou mais ações no projeto:

• Liliane Neri coordenou o projeto e ministrou oficinas de arte repassando conhecimento aos educadores e aos alunos especiais;

• Rosângela Barbosa, Nóslem Salem e Carlos Alberto Santos ministraram oficinas, repassaram conhecimento aos educadores e aos alunos envolvidos, definiram e ajudaram a escolher materiais a serem utilizados e verificaram as frequências;

• Sofia Carneiro, Gabriel do Amaral e Thiago Resende fotografaram e filmaram as oficinas ministradas, assim como toda a dinâmica de produção de obras. Ao final do projeto, elaboraram uma apresentação impressa e visual das atividades que serviram para prestar contas e mostrar a beleza do projeto.