Página inicial > Recanto das Emas > Frida Kahlo: exposição sobre artista mexicana recebe estudantes de Espanhol

Frida Kahlo: exposição sobre artista mexicana recebe estudantes de Espanhol

Criado: Quarta, 01 de Junho de 2016, 11h47 | Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2016, 11h47 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2016, 11h48 | Acessos: 2547

Nada de enforcar a sexta feira, 27 de maio, que veio depois do feriado de Corpus Cristi. Os estudantes do 3º, 5º e 7º períodos do curso de Licenciatura em Letras - Habilitação Espanhol, do Campus Taguatinga Centro, mantiveram suas aulas normalmente e aproveitaram o dia para visitar a Exposição “Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México” na Caixa Cultural Brasília.

A atividade ocorreu nos horários das disciplinas de Estágio I, Estágio III, Metodologia Científica, e também atendeu conteúdos das aulas de Língua Espanhola II e História e Aspectos Fonéticos do Espanhol.

De acordo com a professora Alessandra Neves, Frida já é conhecida por parte dos estudantes em razão de algumas das disciplinas vinculadas ao ensino de Língua Espanhola já terem envolvido a artista em trabalhos individuais e coletivos como construção de biografias, estudo da obra dela e apresentação do filme “Frida Kahlo” do diretor Julie Taymor.

Também devido a expressividade da personalidade da mexicana que, exatamente por ser do México, país cujo idioma oficial é o Espanhol, está sempre presente nas festas do dia dos mortos que já são realizadas no Campus Taguatinga Centro.

“Além do amplo conhecimento cultural individual, aportado em uma vista guiada tal qual foi feita gentilmente pela Caixa Cultural, é importante ressaltar a importância do caráter pedagógico da ação tendo em vista que ao ensinar uma língua estrangeira o professor deve possuir conhecimento e apropriar-se de elementos culturais pertinentes às variadas nações hispanofalantes”, diz a professora.

Ela complementa: “vale documentar que para alguns de nossos estudantes foi a primeira visita a uma exposição de arte. Fato este que além de nos motivar a realizar mais visitas técnicas como esta, nos dá bastante alegria em haver promovido este encontro entre eles e a cultura mexicana surrealista, para alguns, até então desconhecida, fomentando o gosto pela arte e ampliando seu universo pessoal e profissional”.

Estudantes

Para o estudante Ramon de Souza, do 6º período, conhecer uma nova língua também é conhecer uma nova cultura, com seus valores, os artistas que fazem parte da cultura hispana e a visão de mundo da artista inserida na cultura.  “As obras da Frida conseguem passar um pouco da nação mexicana, dos desejos da pintora, principalmente a vontade de ser mãe. As obras também conseguem passar os anseios presentes em todos nós”, relata ele.

Já a estudante Jéssica Camila da Silva Braga, do 5º período, afirma que “as obras são muito tocantes e profundas” e é possível perceber que elas refletem todo o sentimento de sofrimento e superação da artista mexicana. “Pode-se perceber também que as obras dela são bem revolucionárias para aquela época em que a mulher não tinha espaço nas artes”, conclui a graduanda.

Em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais

De acordo com a coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Habilitação Espanhol, professora Simone Braz Ferreira Gontijo, os eventos dos quais os estudantes têm participado contribuem para a formação docente, pois privilegiam aspectos culturais, sociais e acadêmicos uma vez que a educação não se limita a sala de aula e propiciam ao aluno a oportunidade de reflexão e discussão de temas pertinentes a sua formação.

“Além disso, ampliam a visão de mundo em relação a “valores éticos, políticos e estéticos inerentes ao ensinar e aprender, na socialização e construção de conhecimentos, no diálogo constante entre diferentes visões de mundo" como aponta a Resolução que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura”, explica a coordenadora.

Mais estudantes de espanhol

Além dos estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, os alunos dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Espanhol Básico, Intermediário e Avançado também realizaram visita técnica à exposição “Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México”.

Neste caso, a atividade ocorreu em 26 de abril e foi organizada pela professora Camila Godinho e pelo professor Cleudivan Silva Dias.