Página inicial > Recanto das Emas > Projeto Integrador aumenta qualificação de estudantes do Curso Técnico em Comércio

Criado: Sexta, 03 de Junho de 2016, 17h01 | Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2016, 17h01 | Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2016, 17h10 | Acessos: 3548

Os estudantes do Curso Técnico em Comércio do Campus Taguatinga Centro apresentaram nessa quarta-feira, dia 1º de junho, os resultados das pesquisas realizadas no Projeto Integrador (PI) 2016/1.

Os trabalhos apresentados foram avaliados por uma banca formada pelos professores Carlos Augusto Balla, Antongnioni Pereira de Melo, Paulo Goulart Junior e Valdinéa Maria Silva Carvalho.

De acordo com o professor Carlos Augusto Balla, que é coordenador do curso, o Projeto Integrador busca desenvolver, nos estudantes, as competências necessárias ao profissional que vai atuar no comércio.

Como funciona o Projeto Integrador

O projeto é entregue em forma de documento impresso, atendendo a regras de formatação definidas pelo Instituto Federal Brasília. Em seguida, é defendido em apresentação pública. A elaboração não ocorre em uma única disciplina, a atividade é interdisciplinar.

Os alunos precisam sair das salas de aula, visitar empresas e entrar em contato com a realidade em que vão atuar. “Eles veem como elas funcionam no seu dia a dia e conjugam esse conhecimento prático com os conteúdos adquiridos em sala de aula”, diz o professor Balla.

As empresas visitadas e que serviram como laboratório para os alunos do curso, neste semestre, foram o Supermercado Bistecão, Loja Diana Moura Sposa, Empresa Mineiraço, Cyber Giga Café, Subway, Grupo Real Acessórios e Ótica Nacional.

De acordo com o professor Carlos Augusto Balla, além de viabilizar o contato do aluno com o mundo do trabalho, o Projeto Integrador possibilita que as empresas conheçam melhor o IFB e as inúmeras possibilidades de aprendizagem que a instituição oferece.

Para o coordenador Geral de Ensino do Campus Taguatinga Centro, Antonignioni Pereira de Melo, o Projeto Integrador é altamente enriquecedor tanto para a empresa quanto para o aluno, pois oferece ao discente conhecimento das rotinas de várias empresas e permite analise da organização interna.

“O gestor da empresa, por sua vez, pode receber recomendações e sugestões de melhoria e um olhar diferenciado do aluno. É um projeto realmente abrangente, pois estimula a pesquisa, o ensino e a extensão”, finaliza Antonignioni.