Página inicial > Recanto das Emas > Primeira Semana de Assistência Estudantil será realizada pelo Campus Taguatinga Centro

Criado: Sexta, 10 de Junho de 2016, 12h43 | Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2016, 12h43 | Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2016, 12h47 | Acessos: 2539

A Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) do Campus Taguatinga Centro realiza, de 13 a 17 de junho, a I Semana de Assistência Estudantil do IFB de Taguatinga Centro que, de acordo com o coordenador da CDAE, Francisco Rosemberg, tem dois objetivos principais: primeiro, dar suporte aos alunos e, segundo, mudar o estereótipo que predomina no IFB e que retrata a assistência estudantil como um setor que se restringe a distribuir bolsas.

No suporte aos estudantes, o que se pretende é atender às carências dos alunos que foram levantadas pela coordenação ao longo da atual gestão. “É um momento de ofertar palestras, rodas de conversa, oficinas e outras atividades que consigam, dentre outras coisas, melhorar o desempenho escolar e as relações interpessoais tanto entre discentes quanto entre estes e os servidores”, explica Rosemberg.

O segundo objetivo, que visa a mudar a visão que se tem da assistência estudantil, pretende expor para a comunidade toda a complexa rede de atendimento da coordenação. Rosemberg cita como exemplos o atendimento psicológico, que pode ocorrer diretamente com a psicóloga ou por meio de palestras e oficinas voltadas a trabalhar as habilidades sociais dos alunos.

Há, também, o atendimento pedagógico que dá ao aluno a possibilidade de, por exemplo, organizar um plano de estudo com apoio de uma profissional da área educativa.

“Se um estudante tem baixo desempenho escolar, ele pode procurar a CDAE que nós vamos entrevistar esse aluno, conversar com ele, realizar um atendimento personalizado e diagnosticar o problema. Depois vamos lhe fazer uma proposta de planejamento de estudo. Podemos também encaminhar para algum outro atendimento mais específico. O que importa nisso, é conseguir atender o estudante e resolver sua dificuldade de aprendizagem”, diz a Técnica em Assuntos Educacionais Deborah Buckley.

Programação

A programação da semana inclui rodas de conversa sobre gênero e sexualidade, palestra sobre o Regulamento Estudantil do IFB, Orientação Profissional, Discussão sobre racismo institucional e outras atividades. Confira a programação completa.

Segunda-feira, 13 de junho

9h às 9h30: Abertura;

9h às 11h: Vivência, desenvolvimento a autoestima dos estudantes;

14 às 16h: Palestra sobre assistência estudantil;

19h20 às 20h40: Habilidades sociais, caminho para o desenvolvimento das relações interpessoais.

Terça-feira, 14 de junho

9h30 às 11h: Momento qualidade de vida;

16h às 18h: Palestra sobre as etapas do artigo científico;

20h às 22h: Minicurso, perdendo o medo de falar em público;

Quarta-feira, 15 de junho

9h20 às 10h20: Palestra sobre Regulamento Discente do IFB;

10h30 às 11h30: Vivendo com sabedoria, como encarar as DST’S;

14h às 16h: Roda de conversa “Papo Reto – o que é racismo institucional e o que ele tem a ver com você?”;

16h às 18h: Minicurso de oratória, uma introdução à arte de falar em público;

19h30 às 20h30: Orientação profissional e projeto de carreira, passos para um gerenciamento da vida profissional;

20h30 às 22h: Roda de conversa, gênero e sexualidade, além da opressão institucional;

Quinta-feira, 16 de junho

9h às 12h: Filme Black;

14h às 15h30: Habilidades sociais, caminho para o desenvolvimento das relações interpessoais;

16h às 17h30: Oficina de tempo;

19h30 às 20h30: Palestra sobre regulamento discente do IFB;