Página inicial > Recanto das Emas > Com apoio financeiro da PREX, Brinquedoteca atende crianças no Campus Taguatinga Centro

Criado: Sexta, 22 de Julho de 2016, 14h58 | Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2016, 15h21 | Última atualização em Sexta, 22 de Julho de 2016, 15h21 | Acessos: 1863

O Campus Taguatinga Centro (CTGC) retoma, em agosto, as atividades da Brinquedoteca no Projeto Crianças Mil. No primeiro semestre de 2016 foram desenvolvidas uma série de atividades com apoio dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, Alfabetização e Letramento, e também estagiários de pedagogia.

De acordo com a pedagoga do campus e coordenadora do projeto, Melina Salgado, a última atividade do primeiro semestre de 2016 foi uma festa junina que envolveu as crianças e a comunidade do Instituto Federal de Brasília de Taguatinga Centro.

“Na Brinquedoteca trabalha-se com a metodologia de projetos mensais temáticos, visando desenvolver atividades relacionadas ao cotidiano das crianças, porém sempre priorizando o livre brincar”, explica Melina.

No mês de junho, segundo ela, o projeto teve como tema "Festa Junina", por este ser um assunto em destaque naquele momento. A atividade objetivou proporcionar interação e lazer entre as crianças e seus responsáveis, além de ser a confraternização de encerramento do primeiro semestre letivo de 2016.

As crianças puderam se caracterizar com chapéus juninos, dançar e interagir com as mães. Na semana do evento, foram disponibilizados desenhos relacionados ao tema para que as meninas e meninos que desejassem pudessem pintar na Brinquedoteca.

Retorno em agosto

No segundo semestre de 2016 a Brinquedoteca retoma seus projetos mensais temáticos e deve continuar abordando questões de cunho social, procurando proporcionar espaço para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e relacionamento em grupo.

“Além disso, os estudantes do curso de Licenciatura em Letras - Habilitação Espanhol, que atuam como bolsistas no projeto Crianças Mil, darão continuidade ao trabalho de Tertúlia Literária Dialógica já iniciado antes do término do semestre letivo”, detalha Melina.

Apoio financeiro

A Brinquedoteca do CTGC funciona desde 2012, com a participação de estagiárias da área pedagógica contratadas pelo campus e por meio de doações de brinquedos pela comunidade escolar.

Em 2014 a Brinquedoteca foi contemplada no edital 070 da Pró-reitoria de Extensão (PREX) e houve a disponibilização de recurso financeiro para o desenvolvimento do Projeto.

Foram autorizados 15 mil reais que são usados para adquirir material pedagógico, lanche para as crianças, livros e uniformes. Além desse recurso, a PREX paga também as bolsas dos estudantes de Letras – Habilitação Espanhol que trabalham no projeto e foram selecionados por meio de edital.

Crianças Mil

O Projeto recebeu o nome de "Brinquedoteca Crianças Mil", pois o que lhe deu surgimento foi o Programa Mulheres Mil. Este programa tinha como objetivo capacitar e promover a elevação da escolaridade de mulheres que vivessem em situação de risco e vulnerabilidade social.

A metodologia do Mulheres Mil se diferenciava dos demais programas, pois previa o acompanhamento das estudantes durante o Acesso, a Permanência e o Êxito. Assim, a partir do desenvolvimento deste projeto, O Campus percebeu a necessidade de ações que contribuíssem para a permanência das mulheres ao longo do curso. A maior apresentada era não ter com quem deixar seus filhos para estudar.

A partir desta demanda e do sucesso alcançado com apenas 10% de evasão na turma daquele projeto, o Campus percebeu que poderia ampliar o atendimento da Brinquedoteca, disponibilizando o espaço para uso dos e das estudantes dos demais cursos e assim adotar esse projeto como uma forma de prevenção e combate à evasão. Por este motivo, o projeto da recebeu este nome Crianças Mil, em alusão ao Programa Mulheres Mil.