Página inicial > Recanto das Emas > Projeto de Tertúlia Literária Dialógica do Campus Taguatinga Centro é premiado pela segunda vez

Criado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 17h27 | Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 17h27 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2016, 17h44 | Acessos: 2580

A servidora técnica-administrativa Ana Paula Andrade e a professora Jane Christina Pereira do Campus Taguatinga Centro receberam, durante o V Fórum Distrital de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, o “Diploma do Mérito Inclusivo pelos serviços prestados a favor da inclusão de pessoas no mundo do trabalho e na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

A homenagem foi realizada pela execução do projeto de extensão intitulado - “Tertúlia Literária Dialógica: educação democrática para jovens e adultos a partir da leitura de obras da literatura clássica” executado no Campus Taguatinga Centro. Ana Paula afirma que o projeto se “iniciou em 2012, dentro dos princípios da aprendizagem dialógica e até hoje continua gerando frutos dentro e fora do campus”.

Sobre a homenagem, a servidora do Instituto Federal de Brasília afirma: “Nos dias de hoje - nesse atual cenário - não sei se a inclusão vai continuar sendo uma preocupação governamental. Eu espero que sim, já que, ainda existe muita exclusão com as minorias deste país, seja para negros, mulheres, indígenas, quilombolas, a luta é essa e precisa continuar”.

O reitor do IFB, Wilson Cociani, fez a entrega da premiação juntamente com pró-reitor de Extensão Giano Copetti. O reitor falou da missão que os Institutos Federais têm em defesa da dignidade humana e da inclusão.

Projetos envolvendo a Tertúlia Literária Dialógica

A servidora Ana Paula afirma que, “atualmente a Tertúlia tem sido trabalhada com a comunidade interna e externa do campus, principalmente atuando no trabalho com os futuros professores. Isso ocorre na Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, com as professoras Jane e Juliana Harumi e no grupo de pesquisa com estudantes registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”.

A servidora diz que é importante ressaltar que o primeiro trabalho realizado foi reconhecido nacionalmente por meio do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, recebendo a certificação enquanto tecnologia social. Também, a partir deste trabalho, foram produzidos dois livros e um terceiro deve ser lançado, ainda em 2016, versando sobre as vivências da tertúlia literária dialógica no curso de Pedagogia.

Essa terceira publicação, assim como as duas anteriores, deve sair pela Editora IFB por meio de uma parceria entre o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade de Brasília e o Campus Taguatinga Centro, e terá como organizadoras as professoras Simone Gontijo, Jane Christina Pereira e a técnica em assuntos educacionais Ana Paula Andrade.

Ana Paula diz, ainda, que é importante informar que há pesquisas sendo desenvolvidas em nível de mestrado a respeito da Tertúlia no IFB e um dos frutos de todo esse trabalho está acontecendo a todo momento em oficinas de formação em tertúlia e vários outros trabalhos acadêmicos.