Página inicial > Recanto das Emas > Primeiro dia da Semana da Acessibilidade do Campus Taguatinga Centro tem palestra, exposição e cinema

Criado: Terça, 13 de Setembro de 2016, 17h38 | Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2016, 17h38 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 17h46 | Acessos: 1910

O primeiro dia da Semana da Acessibilidade do Campus Taguatinga Centro foi agitado com a realização de palestras, exposições e até cinema. Logo no início da manhã o presidente do Instituto Blind Brasil, Charles Jatobá, apresentou a palestra Técnicas Inclusivas no Convívio com Deficientes Visuais.

Ele falou para uma sala lotada de estudantes de todos os períodos do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, que procuravam informações sobre como trabalhar inclusão de alunos cegos ou de baixa visão.

De acordo com a professora Patrícia Melo, o palestrante buscou mostrar o universo do deficiente visual através da explicação de técnicas e tecnologias assistivas como a audiodescrição, Código Braille, orientações para abordar e conduzir um deficiente visual.

Exposições

Na Sala 04 está a Mostra de Tecnologia Assistiva onde os estudantes e servidores do Instituto Federal de Brasília podem descobrir como funciona o Código Braille, ver e ouvir uma calculadora para estudantes cegos ou com baixa visão ou ver e sentir na ponta dos dedos o best seller de J.K. Rowling, Harry Potter.

O que esta Mostra disponibiliza é a possibilidade de conhecer as tecnologias que garantem às pessoas cegas direitos básicos como o da leitura, o do aprendizado ou mesmo o esporte. Bolas de futebol e de basquete para jogadores cegos estão disponíveis na mostra, assim como um tabuleiro de xadrez.

Sala sensitiva

Imagine-se em outro mundo, onde você precisa reaprender a conhecer e entender uma nova realidade, mas sem os olhos. Essa é a experiência que se tem ao entrar na Sala Sensitiva, montada na sala 06 do Campus Taguatinga Centro.

Para viver a experiência, próxima da que vive uma pessoa cega, os visitantes recebem uma venda nos olhos e conhecem o espaço por meio dos sons, tato e odores. Trata-se de tentar entender o que se tem à sua volta sem acesso à luz.

Nas mãos: massoterapia e Brasília

Já na Brinquedoteca do campus foi montada uma sala de massoterapia, sob coordenação do Instituto Blind Brasil, que faz uma articulação entre o mundo do trabalho e profissionais que sejam deficientes visuais.

No caso dos massoterapeutas, o Blind Brasil consegue oferecer os serviços desses profissionais em eventos que requeiram tais atividades.

O Instituto Blind Brasil foi contratado pelo Núcleo de Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Taguatinga Centro. O contrato foi realizado com os recursos próprios que o IFB garante para os Napnes de todos os campi.

Na Exposição Brasília na Ponta dos Dedos pode-se observar, com as mãos, a arquitetura da Capital da República. Obras de Oscar Niemeyer miniaturizadas conseguem fazer com que as pessoas cegas enxerguem os edifícios de Brasília.

Cinema

A Sala 03 transformou-se em cinema onde foi apresentado o filme Hear Me (Ouça-me). O filme, produzido em Taiwan em 2009 traz a história de Tian Kuo, um rapaz que trabalha no restaurante dos pais entregando quentinhas.

Em uma de suas entregas ele conhece Yang Yang, por quem se apaixona. A moça é deficiente auditiva e o romance se desenvolve a partir desse contexto. O filme foi apresentado tanto no período da tarde como no noturno.