Página inicial > Recanto das Emas > Estudantes e servidoras do IFB apresentam resultado de pesquisa na Universidade Federal de Ouro Preto

Criado: Sexta, 09 de Setembro de 2016, 15h38 | Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2016, 15h38 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 17h12 | Acessos: 1559

A professora Jane Christina Pereira e os estudantes componentes do Grupo de Pesquisa “Tertúlia Literária Dialógica em Perspectiva” do Campus Taguatinga Centro participaram entre os dias 7 a 9 de setembro do VII Congresso Nacional de Extensão Universitária realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Minas Gerais.

Jane apresentou o trabalho intitulado "Desenvolvimento da Tertúlia Literária Dialógica (TLD) no Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia”. O artigo foi elaborado em parceria com a servidora Ana Paula Andrade, com a professora Simone Gontijo, ambas do Instituto Federal de Brasília, e com o professor Cleyton Gontijo, da Universidade de Brasília.

Já o Grupo de Pesquisa "Tertúlia Literária Dialógica em perspectiva" ofereceu uma oficina intitulada "Produção de livros autorais e artesanais". Participaram da oficina os estudantes Beatriz Oliveira, Geovane Albuquerque, Natália Cristina Aniceto, Jasciany Nobre e Mariana Fortunato.

Opinião dos estudantes que participaram

A estudante do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol Beatriz Duarte Oliveira afirmou que a oficina superou as expectativas e foi uma experiência única. “Estar junto de pessoas que compartilham do amor pela arte foi incrível! Todos que estavam ali colaboraram para que a oficina fosse um sucesso e me acrescentaram de uma forma gratificante, me dando a certeza de que a Tertúlia é um caminho que quero seguir na minha formação de professora!”, disse ela.

“Foi muito prazeroso ter participado de um congresso de extensão universitária dessa dimensão. Ter tido a oportunidade de conhecer trabalhos lindos e pessoas incríveis. E foi ainda mais gratificante ter levado, por meio da nossa oficina, aquilo que acreditamos. Estou certa de que alcançamos nosso objetivo. Nossa oficina de produção de livros autorais e artesanais foi um sucesso; espalhamos poesias, estimulamos a produção independente, habilidades manuais e criativas, chamamos atenção para o religamento entre mãos e consciência. Foi lindo ver os participantes maravilhados por terem construído um livro coletivo e ao mesmo tempo tão particular. Fica um sentimento de gratidão e dever cumprido!”, relatou a estudante Natália Cristina Aniceto.

Geovane Albuquerque afirmou que foi “uma experiência enriquecedora”. “São em momentos como esse que nós temos a possibilidade de aferir os conhecimentos adquiridos e compartilhá-los com os demais membros da comunidade acadêmica, além de ampliar as reflexões sobre as ações realizadas”, refletiu ele.

“Foi incrível perceber a quantidade de pessoas que tem interesse e estão em busca de metodologias diferenciadas para serem aplicadas em diversos contextos e em diferentes áreas. A oficina superou minhas expectativas de muitas maneiras, mas a que mais me chamou atenção foi a grande procura. Muitos participantes não conseguiram se inscrever porque as vagas já haviam acabado e ainda assim foram tentar participar. Foi lindo ver que tanta gente acredita no nosso trabalho”, afirmou a estudante Jasciany Nobre.

Extensão

O site do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária informa que este é o maior encontro de extensão universitária em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil. O evento reúne professores, técnicos e alunos que integram o quadro de ações extensionistas através das Universidades.

A primeira edição do encontro foi realizada no ano de 2002, em João Pessoa (PB) e, desde então, é promovido bienalmente por uma instituição de ensino com forte atuação na área. Em 2016 a Universidade Federal de Ouro Preto (MG) foi sede da 7ª edição do encontro, apresentando uma diversificada programação envolvendo conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, rodas de conversa, comunicações orais e apresentações de pôsteres.