Página inicial > Recanto das Emas > No Conecta IF, curso de Letras Espanhol apresenta o projeto Linguagens Urbanas II

Escrito por Déborah Queiroz da Silva | Criado: Segunda, 03 de Outubro de 2016, 17h17 | Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2016, 17h17 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 17h32 | Acessos: 2622

Os estudantes do 2º período do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol do Campus Taguatinga Centro apresentam, entre os dias 03 e 07 de outubro, no Conecta IF o projeto “Explorando Linguagens Urbanas II” sob orientação do professor Gecyclan Santana.

De acordo com o docente, o projeto foi idealizado com o objetivo de despertar nos discentes um olhar atento à diversidade de linguagens que emanam do universo urbano e que compõem o cenário multicultural e diversificado que caracteriza esse espaço.

“Os discentes da componente curricular ‘Introdução aos Estudos da Linguagem’ exercitaram, por meio de uma exploração de espaços determinados de Brasília, um olhar crítico e consciente, aberto às diferentes pessoas e linguagens que povoam o universo urbano”, explica Gecyclan.

Ele conta que os estudantes saíram da sala de aula para interagir com o ambiente externo, com as pessoas e com suas múltiplas manifestações. Os alunos foram pesquisar a linguagem do espaço urbano, “com curiosidade, com atenção e com sensibilidade para tudo o que de alguma forma pulsa e comunica”, detalha ele.

Usando a teoria para analisar a realidade

Os estudos teóricos sobre a linguagem, especialmente dos linguistas Saussure e Charles Sanders Peirce, foram o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto. Após realizar os estudos teóricos, os estudantes do Instituto Federal de Brasília foram a campo para observar e experimentar a diversidade do espaço urbano brasiliense.

Nesse passeio pelas expressões da cidade, os discentes foram incentivados a gravar os diversos sons e a fotografar e a filmar imagens das manifestações corporais, verbais e não verbais que estão expostas na galeria dos espaços de convivência do Plano Piloto.

Três locais foram escolhidos para o experimento: a rodoviária do Plano Piloto, a Praça dos Três Poderes e a Torre de Televisão. A visita a esses locais rendeu imagens e sons que propiciaram a confecção de material que foi exposto na V Semana de Ciência, Arte e Cultura, no Campus Taguatinga Centro, e que agora está exposto no Conecta IF.

Resultados

Para o professor que coordenou o projeto, “o mais importante foi perceber a dimensão mais profunda do aparente caos urbano e a beleza da diversidade de elementos que o circunda e que emana comunicação”.

“Assim, a imagem do abandono, do carinho, da pressa, da manifestação política, os sons urbanos, as imagens do concreto urbano foram a matéria prima para a produção de vídeos e fotos que procuram refletir sobre vários dos aspectos que a diversidade urbana de Brasília nos propicia, constituindo um exercício contínuo de interação com o outro, superando conceitos e preconceitos”, finaliza o docente.