Página inicial > Recanto das Emas > Brinquedoteca do Campus Taguatinga Centro completa cinco anos e está no Conecta IF

Criado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 15h56 | Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2016, 15h56 | Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2016, 16h36 | Acessos: 2701

O projeto Brinquedoteca do Campus Taguatinga Centro está participando desde segunda-feira, 03, e vai até a sexta-feira, 07, do Conecta IF realizado no Campus Samambaia do IFB. A programação do espaço reservado à Brinquedoteca teve início nesta terça-feira com “contação de estórias” e “oficina de Origame” pela manhã. A tarde teve “pintura de rosto”. As atividades vão se repetir até sexta-feira a tarde.

O Projeto Brinquedoteca do Campus Taguatinga Centro está completando cinco anos em 2016 e teve início em 2011 para atender os filhos de estudantes do Programa Mulheres Mil que não tinham com quem deixar suas crianças enquanto estudavam.

Com as salas de aulas do IFB cheias de crianças e alunas, a equipe pedagógica iniciou o projeto que contou com apoio da direção do Campus e servidores. Até o ano de 2015 as atividades eram realizadas com recursos exclusivos do Campus Taguatinga Centro seja na contratação de estagiários de pedagogia seja na compra de brinquedos e equipamentos.

A partir de 2015, a Brinquedoteca passou a receber recursos da Pró-reitoria de Extensão (Prex) que abriu edital disponibilizando apoio financeiro para projetos que atendam às comunidades onde o IFB está presente.

Atualmente o projeto atende a até 10 crianças por turno, filhos e filhas de mulheres que estudam no Campus Taguatinga Centro. Com os recursos da Prex, foi possível estabelecer uma parceria com o Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, dessa forma uma equipe de quatro alunos da licenciatura transformaram-se em bolsistas e desenvolvem atividades pedagógicas com as crianças enquanto as mães estudam. Além dos bolsistas, voluntários também atuam no projeto.

Reforma e brinquedos novos

De acordo com a coordenadora do Projeto, Melina Ribeiro Salgado, com os recursos liberados pela Prex, foi possível reformar a sala onde o projeto funciona, novos brinquedos foram adquiridos, a biblioteca do projeto recebeu novos livros infantis e o mobiliário foi trocado. O atendimento às mulheres que são mães e precisam trazer os filhos para a escola melhorou.

A servidora técnico-administrativa Ana Paula Santiago Seixas Andrade, que pesquisa Tertúlia Literária Dialógica e realiza projetos nessa área com crianças, também atua no projeto da Brinquedoteca realizando, juntamente com os bolsistas, TLD.

Para a coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, Simone Braz Ferreira Gontijo, o projeto é uma oportunidade para os alunos da graduação adquirirem experiência no relacionamento com os estudantes e com os pais, mesmo tratando-se de crianças, que em regra não são o público alvo dos futuros professores formados no IFB.

“Na verdade, o trabalho da Brinquedoteca tem o objetivo de unir a parte prática e a pesquisa desenvolvida no Campus. Os estudantes da Licenciatura em Letras aplicam a Tertúlia Literária Dialógica junto às crianças. Também ganham experiência no relacionamento com o estudante, com as mães e avós e isso compõe a formação de um docente”, explica a coordenadora.