Página inicial > Recanto das Emas > Estudantes apresentam projeto "Entreolhares femininos: conexões e saberes entre mulheres"

Criado: Sexta, 07 de Outubro de 2016, 16h01 | Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2016, 16h01 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 17h08 | Acessos: 2285

As estudantes do curso de Alfabetização e Letramento: emancipação feminina pela construção da cidadania do Campus Taguatinga Centro apresentaram, durante o Conecta IF, entre os dias 3 e 7 de outubro, o projeto "Entreolhares femininos: conexões e saberes entre mulheres".

De acordo com a coordenadora do projeto, Clarice Barbosa Vieira, o objetivo foi dar visibilidade a pluralidade de saberes que o curso proporciona para o público-alvo, mulheres em situação de vulnerabilidades social da periferia do Distrito Federal. "A exposição Entreolhares femininos: conexões e saberes entre mulheres retratou estudantes do curso em diferentes contextos, os quais ultrapassam a sala de aula", explica.

Ela conta que a intenção do projeto foi compartilhar a riqueza de momentos vivenciados pelas estudantes dentro e fora de sala. Atualmente o projeto atende 25 mulheres de várias regiões do DF. Com os recursos da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), foi possível selecionar estudantes para desenvolver atividades pedagógicas durante o desenvolvimento do curso. A estudante Nathália dos Santos foi responsável pela fotografia desses momentos. "Me senti muito feliz por esta oportunidade, além de me conectar com as tão ricas histórias destas mulheres", afirmou a aluna do curso de Letras - Licenciatura em Espanhol.

Na ocasião, o visitante da exposição se deparou com mulheres em suas múltiplas facetas, entrelaçando momentos vivenciados ao longo do curso em 2016.

Resultados

Elas mostram suas competências em viver neste mundo, demarcando o espaço que as diferenciam de meros sujeitos sem perspectivas. Nestas relações com realidade e na realidade, estas mulheres travam relações específicas com suas trajetórias, fruto do conhecimento expresso nestas imagens.

A linguagem visual proposta revelou que mudanças singelas incentivaram a autoconsciência de potencialidades. As conexões e saberes latentes que estão porvir. "Estas mulheres revolucionaram suas histórias e demonstraram coragem e firmeza para trilhar novos ciclos de vida", explica a coordenadora.