Página inicial > Recanto das Emas > Professora do Campus Taguatinga Centro relata sua experiência com o curso “Inglês para Deficientes Visuais”

Criado: Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 16h19 | Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 16h19 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 16h22 | Acessos: 1887

A professora Patrícia Melo do Campus Taguatinga Centro apresentou, nessa terça-feira, 06 de dezembro, na edição “Relatos de Experiências Exitosas de Integração no IFB” o trabalho intitulado “Inglês para Deficientes Visuais”. A atividade ocorreu no Campus Brasília e faz parte dos Diálogos Formativos.

Segundo Patrícia, foi possível compartilhar com os colegas do Instituto Federal Brasília as características da experiência e como ela se desenvolveu. Na avaliação da professora, o curso deixou “um legado muito grande porque influenciou e integrou várias partes do Campus e depois disso várias ações foram realizadas”.

Ela cita como benefício do curso de “Inglês para Deficientes Visuais”:

• O fortalecimento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE);
• A inclusão de duas disciplinas sobre educação inclusiva no curso de Licenciatura em Letras - Habilitação Espanhol;
• A criação de cursos de capacitação que lidem com a questão da inclusão;
• Empoderamento dos estudantes envolvidos com sua reinserção social e escolar e;
• Desenvolvimento das competências sociais da comunidade escolar.

Relatos de Experiências Exitosas de Integração no IFB

O projeto Relatos de Experiências Exitosas de Integração no IFB está sendo realizando via Chamada Pública pela Pró-reitoria de Ensino (PREN) do Instituto. Com essa atividade, a PREN conseguiu realizar o compartilhamento de experiências que tenham dado certo no IFB.

Foram selecionadas 11 práticas integradoras exitosas, de acordo com os critérios estabelecidos em edital público. Além de serem apresentados em evento, com participação de servidores de todos os campi do Instituto, as experiências irão compor um Caderno de Relatos de Práticas Integradoras Exitosas de autoria corporativa do IFB.

Os professores do Instituto submeteram seus relatos de experiências que foram avaliados obedecendo os seguintes critérios:

a) Integração entre diferentes saberes na perspectiva de uma educação profissional articulada com o mundo do trabalho;
b) Integração entre saberes da educação profissional com saberes da educação básica;
c) Integração entre ensino, pesquisa e extensão;
d) Integração entre setores e atores do Instituto Federal de Brasília na perspectiva da construção de unidade institucional;
e) Integração entre educação, ciência, tecnologia e inovação.