Página inicial > Recanto das Emas > Curso de “Português Instrumental” encerra as aulas com festa

Curso de “Português Instrumental” encerra as aulas com festa

Criado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 09h46 | Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 09h46 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2017, 09h46 | Acessos: 2098

Encerrou-se na terça-feira, 14 de novembro, o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) “Português Instrumental Aplicado à Produção e à Revisão Textual (de acordo com a nova ortografia)” ministrado pelo professor Gecyclan Rodrigues Santana. A turma comemorou a conclusão das aulas e despediu-se do Campus Taguatinga Centro com um coffee break. A partir de 2018, todas as atividades da unidade de Taguatinga Centro serão transferidas para o novo Campus Recanto das Emas do IFB.

O curso, que teve carga horária de 80 horas, abriu 50 vagas em agosto de 2017. De acordo com o professor, a turma teve aproximadamente 25 alunos concluintes. O docente entende que o curso atingiu seus objetivos. “A ideia era valorizar os aspectos estruturais da língua na produção e revisão textual e conscientizar os alunos da necessidade de estarem sempre estudando esses fatores que interferem na produção textual”, diz Gecyclan.

Além das vagas abertas para a comunidade, foram disponibilizadas oportunidades para os servidores do próprio Campus Taguatinga Centro. De acordo com a estudante e servidora do IFB Rosenir Martins Nunes Chaves, se trabalhou com muitos textos nas aulas e isso melhorou a qualidade da escrita dos estudantes. “Nós trabalhamos com Redação Oficial no curso e isso contribuiu muito para nossas atividades enquanto servidores públicos”, disse Rosenir.

Ela afirmou, ainda, que recomenda o curso para outros servidores do Instituto Federal de Brasília. Rosenir é Tradutora e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e conta que as aulas do professor Gecyclan também contribuíram com o aprendizado de sua graduação que está em andamento na Universidade de Brasília (UnB). A tradutora cursa Licenciatura em Língua Brasileira de Sinais/Português como segunda língua.

Com a transferência da unidade do IFB de Taguatinga Centro para o Recanto das Emas,  o coordenador Geral de Ensino, professor Antongnioni Pereira de Melo, afirma que ainda não é possível saber se haverá outra turma do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Português Instrumental Aplicado à Produção e à Revisão Textual (de acordo com a nova ortografia)”.

Segundo Antongnioni, novos professores devem chegar em 2018 e só então será possível saber se haverá continuidade deste curso no próximo semestre.