Página inicial > Recanto das Emas > IFB inaugura novo campus voltado para a Produção Audiovisual

IFB inaugura novo campus voltado para a Produção Audiovisual

Criado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 12h35 | Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 12h35 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 12h36 | Acessos: 7037

Neste 2018, quando o Instituto Federal de Brasília (IFB) completa 10 anos, abre suas atividades inaugurando seu décimo campi.  Atendendo a cidade administrativa do Recanto das Emas, o espaço antes abandonado e ocupado por usuários de crack foi doado pelo Governo de Brasília (GDF) para a instituição federal.  Já os recursos financeiros para execução da obra de revitalização vieram do Ministério da Educação (MEC).

A inauguração do IFB Campus Recanto das Emas será no dia 8 de fevereiro, quinta-feira, às 9 horas. Com capacidade de atender mais de 1200 alunos, nessa semana já se iniciam as turmas formadas para o 1º Processo Seletivo/2018. O projeto conta com onze (11) salas de aulas, quatro (04) laboratórios de Informática, Artes e Ciências, Áudio e Vídeo e, Edição e Editoração. Além disso, uma (01) biblioteca, uma (01) quadra poliesportiva e espaços para as salas administrativas.

Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

O eixo tecnológico e profissionalizante escolhido em audiência pública com a população foram os de Produção Cultural e Design. O primeiro curso a ser ofertado é o de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, com oferta de ensino médio integrado e subsequente (pós-médio).  A definição do curso aconteceu em audiência pública e visa atender demanda do mercado de emissoras de Rádio e Televisão em Brasília - o maior do país, considerando os canais públicos do governo federal.

A estrutura para o curso de Produção de Áudio e Vídeo inclui estúdio e laboratórios para atender 40 alunos simultaneamente, com equipamentos de broadcasting, ilhas não lineares de última geração, Blackmagic, Sony, pacotes de adobe e equipamentos profissionais de fotografia. A ideia é simular o espaço de trabalho de uma emissora de TV ou de uma produtora de vídeo com ilhas de edição, equipamentos de externas, chamadas de UPJ - Unidade portátil de jornalismo ou UPP - Unidade portátil de produção. As possibilidades de inserção no mercado profissional são para emissoras de TV, agências de publicidade, cinemas, produtoras de vídeo e rádio.

Quatro grupos de trabalho estão sendo organizados para atender a Educação Profissional e as demandas da comunidade no Campus Recanto das Emas: o Recanto de Cinema (para organização de mostras e festivais), o Clube do Roteiro (para pesquisa e produção de textos), o Ema Filmes (produção audiovisual) e o Núcleo de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. Uma parceria com a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), que cedeu um kit para a instalação do Núcleo de Produção Digital (NPD), tem auxiliado o início destas ações.

O curso de Técnico em Áudio e Vídeo será oferecido em duas modalidades: Integrado (ensino médio e profissionalizante) com três anos e o Subsequente (para aquele aluno que já terminou o ensino médio e deseja concluir o ensino profissionalizante) com duração de um ano. O conteúdo programático ainda inclui noções de Iluminação e Fotografia. Os futuros profissionais do IFB poderão atuar em três áreas: operador de câmera, operador de áudio e editor de imagens. O formando também poderá exigir registro profissional de radialista, já que o curso é certificado pelo MEC.