Página inicial > Recanto das Emas > Campus Recanto das Emas sedia reunião da Rede Social Local

Campus Recanto das Emas sedia reunião da Rede Social Local

Criado: Quinta, 29 de Março de 2018, 14h56 | Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 14h56 | Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2018, 15h07 | Acessos: 1602

O Campus Recanto das Emas do Instituto Federal de Brasília (IFB), sediou nesta quarta-feira, 28 de março, a reunião da Rede Social Local do Recanto das Emas. Este grupo procura articular ações institucionais e interinstitucionais na busca por soluções dos problemas da comunidade local.

A Rede Social Local é composta por várias entidades da cidade, como o próprio Campus Recanto das Emas do IFB, além da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), o Grupamento de Bombeiros Militar, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), a FIOCRUZ, Organizações Não Governamentais (ONGs), Coletivos de Cultura e outras organizações estatais e da sociedade civil do Recanto das Emas.

Relato das dificuldades encontradas

No encontro realizado no IFB, foram tratados diversos assuntos ligados à comunidade. A PMDF informou que, atualmente, o Batalhão da cidade conta com aproximadamente 180 policiais e o efetivo deveria estar em cerca de 540 servidores. Mesmo com essas restrições a PM tem se disponibilizado para auxiliar o novo campus do IFB.

O corpo de bombeiros também informou que há falta de efetivo e equipamentos para atender a cidade. No entanto, estes problemas também não afetaram as ações dos bombeiros no apoio ao Instituto Federal de Brasília. O CRAS apresentou sua necessidade de ampliação de sua capacidade de atendimento, o órgão informou que existe uma recomendação federal para que cada unidade do CRAS atenda cerca de cinco mil famílias e a unidade do Recanto das Emas tem atendido cerca de 26 mil.

Propostas e ações

Com os relatos das dificuldades encontradas, foram organizados documentos a serem enviados ao Ministério Público do Distrito Federal. Os líderes informaram já terem se reunido com o promotor de Justiça local e este havia solicitado uma formalização das reclamações.

Ações do IFB

As entidades discutiram e acertaram ações a serem realizadas em maio no combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Campus Recanto das Emas informou às entidades que no mês de maio será realizada a Semana de Ciência, Arte e Cultura no IFB onde essa questão poderá ser tratada com os estudantes do Ensino Médio Integrado.

A Polícia Militar sugeriu que a semana de combate a violência seja encerrada no IFB para que as crianças das escolas da região possam visitar e conhecer o Instituto. O diretor-geral do campus, professor Germano Teixeira Cruz, assumiu o compromisso de dialogar com os servidores e levar a proposta da PMDF para discussão.

A Rede Social Local também solicitou ao Campus Recanto das Emas o empréstimo de um ônibus e a participação da unidade do IFB em uma reunião na comunidade Água Quente no mês de maio. O IFB concordou em participar do encontro para diálogo com a comunidade da Água Quente e também em colaborar com o empréstimo do ônibus dentro dos limites orçamentários possíveis para a unidade.

Esta região do Recanto das Emas é considerada de alta vulnerabilidade e já recebeu servidores do IFB para ações de divulgação da escola e ações de inclusão.