Página inicial > Recanto das Emas > Alunos do curso de Produção de Áudio e Vídeo do IFB terão curta-metragem exibido do Festival de Taguatinga de Cinema

Criado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 08h53 | Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 08h53 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 13h39 | Acessos: 1445

Do dia 22 ao dia 25 de agosto, o Teatro da Praça, em Taguatinga, recebe o 13º Festival de Taguatinga de Cinema. Aberto ao público e gratuito, o festival conta com oficinas e demais atividades complementares, a Mostra Competitiva, uma Mostra Infantil e uma Mostra Paralela, na qual cada dia terá abordagem. Na sexta, 24, a Mostra Paralela terá o tema “Lugar de fala”, em que será exibido o curta produzido por alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB), “Eu Vi Martin Luther King”, que trata sobre a negritude.

A obra é uma leitura artística e audiovisual do poema “Eu Vi Martin Luther King”, de Caliandra Molotov, pseudônimo artístico da também diretora do curta Analucia Batista da Silva e aluna do curso de Produção de Áudio e Vídeo do Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Recanto das Emas, em parceria com demais alunos do curso.

Os integrantes do grupo buscaram traduzir, no curta, suas vivências como jovens negros de cidade satélite, ao abordar a violência sofrida por esse grupo social, tanto pelo Estado quanto pela sociedade. A obra utiliza técnicas de iluminação sobre o corpo dos atores, no formato vídeo-arte-poesia. Antes do Festival de Taguatinga, o curta foi premiado no Festival de Curtas do IFB, na categoria “Melhor Fotografia”.

O Festival

Com o tema “O movimento entre nós”, o festival busca incentivar a produção cinematográfica independente e valorizar a temática de resistência frente aos retrocessos do Brasil atual. Na Mostra Competitiva, serão exibidos 24 curtas-metragens, 20 deles escolhidos pela curadoria oficial do festival e os outros 4 por votação online. Os curtas serão exibidos diariamente, a partir das 20h.

Na Mostra Paralela serão exibidos 23 curtas, separados por dia de acordo com sua temática, a partir das 20h. Na quinta-feira, 23, o tema é “Cinema Cabuloso” e serão exibidos curtas premiados no Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília. Na sexta, 24, serão exibidos filmes centrados na questão indígena, na negritude e no feminismo, sob o tema “Lugar de Fala”. No sábado, 25, serão exibidos curtas produzidos por mulheres brasileiras associadas à WIFT - Woman in Film & Television, rede internacional que oferece suporte a mulheres do mercado audiovisual.

O festival também conta com uma Mostra Infantil, Mostra de Indie Games, Oficinas, Shows, Festas, mercados criativos e demais atividades culturais. A programação completa pode ser conferida no site do evento: https://festivaltaguatinga.com.br/

O Curso

O IFB Campus Recanto das Emas oferta, pelo primeiro ano, o curso de Produção de Áudio e Vídeo, que forma os  estudantes a partir das competências requisitadas pelos setores do mercado audiovisual. O curso é ofertado na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio e Técnico Subsequente (para alunos que já concluíram o Ensino Médio, com duração de um ano).

Os alunos do curso podem vivenciar a prática na Ema Filmes, núcleo integrador do IFB e Produtora Experimental do campus. Além da exibição do curta “Eu Vi Martin Luther King”, os alunos do IFB também participarão do festival fazendo a cobertura audiovisual pela Ema Filmes.