Página inicial > Recanto das Emas > É realizada a primeira sessão de Cineclube no Campus Recanto das Emas

É realizada a primeira sessão de Cineclube no Campus Recanto das Emas

Criado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 15h05 | Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 15h40 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 15h44 | Acessos: 1233

Foi realizada pelo Campus Recanto das Emas do Instituto Federal de Brasília, nessa terça-feira (02), a primeira sessão de cinema aberta para a comunidade do projeto de extensão “Recanto do Cinema: cultura audiovisual na periferia”, organizado por professores e alunos dos cursos de Audiovisual do campus local.

A sessão fixa intitulada “Cinema e Sociedade” exibiu como primeiro filme “Descartes” (1974), de Roberto Rossellini. Organizada pelos professores Bárbara de Barros e Diego Sodré e pelo aluno do curso técnico integrado ao ensino médio João Victor Carvalho, a exibição, apesar de público tímido de 14 alunos e outros professores presentes, teve como êxito concatenar o conjunto dos aprendizados em Filosofia para as turmas de 2º ano neste bimestre. Fica, assim, como desafio, alcançar a comunidade externa nas próximas sessões.

A sessão ocorre todas as terças-feiras, a partir das 14h, no auditório do Campus Recanto das Emas do IFB. Além desta sessão, também ocorre semanalmente o “Cine-escola”, em sessões fechadas para turmas de ensino básico da rede pública, nas quartas-feiras, às 8h; a de “Documentários”, às quintas-feiras, a partir das 19h; e a de “Cinema Brasileiro”, às 15h das sextas-feiras.

Realizadas em dias e horários fixos no auditório da escola, as sessões do cineclube EmaCine contam com ar-condicionado central, cadeiras acolchoadas, som de alta qualidade e projetor de última geração, garantindo conforto e satisfação para seus usuários. De fato, a experiência de exibição do cineclube assemelha-se bastante com as salas de cinema comerciais, exceto pelo fato de ser um evento aberto para todos.

Professores da rede pública de ensino básico interessados em trazer suas turmas para exibir filmes de seu interesse podem enviar formulários por aqui para os organizadores do projeto. Os dias disponíveis podem ser acessados nesta tabela. A finalidade dessas atividades de extensão está atrelada a democratizar o acesso à cultura audiovisual, em especial a de origem nacional, garantindo experiência cinematográfica que atualmente é escassa no entorno do campus.

Na próxima terça-feira, será exibido o filme “Interestelar” (2014), dirigido por Christopher Nolan, com o objetivo de trabalhar princípios da Física.