Página inicial > Recanto das Emas > Cineclube Recanto do Cinema recebe alunos do CEM 111

Cineclube Recanto do Cinema recebe alunos do CEM 111

Criado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 11h26 | Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 11h26 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 16h42 | Acessos: 981

Professores e alunos do Centro de Ensino Médio – CEM 111 do Recanto das Emas foram recebidos no Campus Recanto das Emas do IFB na quarta-feira, 8 de maio, para assistirem à exibição de filme sobre ciência e tecnologia aeroespacial, seguido de debate e realização de um experimento científico. A ação pedagógica foi realizada pelo projeto de extensão “Cineclube Recanto do Cinema: Cultura Audiovisual na Periferia”, em parceria com o “Clube da Ciência” dos professores Geldo e Francisco.

Depois da sessão houve uma discussão sobre o uso das tecnologias a partir de sua dimensão ética.  A ciência é neutra? Quais são os interesses e valores que motivam os cientistas a pesquisar? As descobertas científicas somente podem surgir por necessidades bélicas? Será que a simples curiosidade e a busca pelo bem comum ou pelo respeito à natureza podem também contribuir para o desenvolvimento da ciência? Essas foram algumas das reflexões.

Depois, os professores realizaram com a turma uma experiência baseada no filme: montaram com canos de PVC uma plataforma de lançamento à propulsão d’água de garrafas PET, simulando foguetes. A experiência foi utilizada para exemplificar princípios mecânicos da física e para mostrar aos alunos que fazer ciência é para todos que tenham curiosidade em apreender a realidade.

Para João Lucas,  aluno de 3º ano do CEM 111, a experiência de conhecer o Campus Recanto das Emas foi muito importante. Ele ressaltou a inovação da escola federal pela sua capacidade de, a partir de projetos como o cineclube Recanto do Cinema, unir as escolas da região, que, a seu ver, estão separadas.

A estudante Jully Kethelen Gonçalves Teixeira, da mesma turma, considerou muito interessante a estrutura do campus. “Aprendi um pouco mais com os vídeos e as experiências que fizemos”, contou, satisfeita.

Os organizadores reforçam que o projeto “Recanto do Cinema” está de portas abertas, com todo o suporte necessário, para receber professores que estejam interessados em exibir filmes educativos para seus alunos. O Campus Recanto das Emas dispõe de acervo próprio, auditório com 148 cadeiras, ar-condicionado central, cadeiras confortáveis, equipamentos para projeção de filmes e transporte gratuito. O objetivo do projeto é construir parcerias entre o campus e as escolas da região. As reservas de dias e horários podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/2OXziY5.