Página inicial > Recanto das Emas > Bibliotecários fazem formação para atendimento de pessoas com deficiência visual

Criado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 15h23 | Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 15h23 | Última atualização em Segunda, 13 de Mai de 2019, 16h42 | Acessos: 1069

Na última quarta-feira (08), os bibliotecários do Instituto Federal de Brasília estiveram reunidos no Campus Recanto das Emas para uma formação sobre como utilizar leitores de tela para atender as pessoas com deficiência visual.

A palestra foi ministrada por Clodoaldo Leandro da Silva, servidor do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (Secon/Sedest) Bernardo Sayão/GDF, deficiente visual e também usuário de leitores de tela. O palestrante apresentou diversos leitores de tela utilizados por deficientes visuais como ferramenta de acessibilidade, porém indicou para a Instituição o NVDA (NonVisual Desktop Access), que é uma plataforma de código aberto de leitura de tela para sistema operacional Windows, gratuita, que auxilia pessoas com deficiência visual descrevendo os itens na tela do computador por meio de audiodescrição.
Após o treinamento, as bibliotecas passarão a disponibilizar essa plataforma como ferramenta de acessibilidade, o que possibilitará ao aluno com deficiência visual o acesso às informações disponíveis na internet, realização de trabalhos acadêmicos e demais atividades necessárias ao seu processo de aprendizagem. Essa ação foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino.