Página inicial > Recanto das Emas > CineClube Recanto do Cinema realiza sessões de filmes em parceria com o GDF

CineClube Recanto do Cinema realiza sessões de filmes em parceria com o GDF

Criado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 09h47 | Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 09h47 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 11h46 | Acessos: 1416

Entre os dias 11 e 13 de junho, 140 alunos de ensino fundamental e médio do CEM 111, CED 104 e CEF 106 participaram de sessões cinematográficas exibidas pelo projeto de extensão do Campus Recanto das Emas "Cineclube Recanto do Cinema: Cultura Audiovisual na Periferia", em parceria com professoras e coordenadoras pedagógicas dessas  escolas na região. Com direito a transporte de ônibus para ir e voltar para a escola, os alunos foram apresentados ao campus, sua estrutura e cursos pelos professores extensionistas antes das sessões. Os estudantes ficaram impressionados com a estrutura do Instituto, em especial do auditório, que foi adaptado para ser uma sala de cinema. Também ficaram surpresos quando descobriram que os cursos ofertados são gratuitos e que o processo seletivo acontece por meio de sorteio, duas vezes ao ano.

Os filmes exibidos permitiram aos alunos e professores discutirem sobre temas, conceitos e teorias pertinentes para a educação, como racismo, representatividade, diversidade cultural, etnocentrismo e cidadania, entre outros. Finalmente, os docentes divulgaram as sessões que ocorrem semanalmente no auditório e convidaram os alunos a participarem: Cinema e Sociedade às terças-feiras, sempre às 14 horas; Cinema brasileiro às sextas-feiras, às 15 horas. Também foi destacado que o auditório do campus está aberto para os professores da rede pública que estejam interessados em exibir filmes para suas turmas.

As coordenadoras Raquel, Dapheny e Vanessa de Cássia e suas turmas ficaram gratas pela oportunidade de parceria com o IFB, reafirmando a vontade de voltar outras vezes ao campus em outras programações. O "Recanto do Cinema: cultura audiovisual na periferia" é um projeto de extensão que tem como principais objetivos democratizar o acesso ao cinema e aumentar o repertório fílmico da comunidade do Recanto das Emas e adjacentes.

Até antes do projeto iniciar, não havia uma única sala de exibição na região administrativa citada. Então, para saber sobre as futuras sessões, visite o Instagram do projeto: http://instagram.com/emacineifb.

Para reservar uma sessão para seus alunos acesse o formulário https://bit.ly/2OXziY5.