Página inicial > Recanto das Emas > Oficializada comissão responsável pela Política de Qualidade de Vida no Trabalho no IFB

Criado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 15h28 | Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 15h28 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 20h00 | Acessos: 1462

Foi assinada, na última sexta-feira (11), a portaria que nomeia a comissão de servidores responsáveis pela elaboração da Política de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no Instituto Federal de Brasília (IFB). A solenidade aconteceu no auditório do Campus Recanto das Emas e contou com a participação de dezenas de servidores do instituto.

A mesa de abertura teve a presença da reitora do IFB, Luciana Massukado, do pró-reitor de Gestão de Pessoas, José Anderson de Freitas, além do diretor-geral do campus, Germano Teixeira. Este último ressaltou a importância de um ambiente saudável para que todos trabalhem bem. “Passamos a maior parte dos nossos dias no trabalho e, aqui no campus, estamos em um processo de tentar minimizar conflitos e criar um ambiente mais saudável”, relatou o gestor.

Já o pró-reitor de Gestão de Pessoas destacou que o passo em direção à qualidade de vida marcado nesta solenidade foi um dia histórico para o IFB. Finalizando, a reitora destacou a importância de gerir “por pessoas e para pessoas”, destacando as premiações que viriam mais à frente no evento. “É bom o servidor ver seu trabalho reconhecido pelo colega; presenciarmos nossos amigos sendo premiados por suas qualidades”, afirmou.

Logo após os pronunciamentos, duas palestras foram abertas ao público, sendo uma intitulada “A promoção da qualidade de vida no trabalho no serviço público brasileiro”, ministrada por Letícia Alves, consultora em QVT, e a outra foi “Programa de Qualidade de Vida no Trabalho”, tema abordado por Meg Gomes, servidora do Conselho Nacional de Justiça.

Ambas trouxeram dados sobre o adoecimento no trabalho, seja de forma cognitiva, física ou afetiva, o que resulta em esgotamento, exaustão, estresse, dentre outros sintomas. As palestras abordaram ainda indicadores críticos para o adoecimento, assim como a importância da prevenção, conceituando QVT de acordo com a visão dos trabalhadores.

Nesse sentido, o que seria QVT? Para Meg Gomes, uma das palestrantes, é espaço de fala. Já Letícia Alves defende que o trabalho deve se adaptar ao ser humano e não o contrário, de maneira a sustentar um ambiente de trabalho prazeroso, harmônico, com divisão justa de tarefas, reconhecimento e gestão participativa.

As premiações dos servidores, que foram indicados por meio de formulário eletrônico pelos colegas de trabalho, aconteceram logo a seguir, com entrega de medalhas e rosas aos servidores-destaque. Finalizando a solenidade, Luciana Massukado assinou a portaria com os nomes dos servidores que iniciarão o trabalho de QVT no IFB.

Confira abaixo a tabela com o resultado do Caça-Talentos:

Resultado da Apuração Final  -  Caça- Talentos (06/11/2019)

Unidade /Setor

1 - Iniciativa - capacidade de iniciativa, comportamento inovador, veste a camisa, possui entusiasmo

Alessandra do Carmo Fonseca

PREX - RIFB

Bruna Martins de Souza Benevides

PRGP - RIFB

Eduardo Klein Carmona

CGEN - CREM

2 - Habilidade Artística - capacidade artística manifestada por meio de música, dança, desenho, escrita autoral, interpretação, etc.

Clei Roberto Nogueira de Oliveira

CDAC- DGRE

3 - Capacidade de Compreensão Interpessoal e Empatia - sensibilidade para lidar com as pessoas, capacidade de escuta, facilitador das relações de trabalho

Frederico de Deus e Costa Bernardes