Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > Recanto promove reflexão sobre o audiovisual e os efeitos da Covid-19     
Início do conteúdo da página

Recanto promove reflexão sobre o audiovisual e os efeitos da Covid-19     

Criado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 17h36 | Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 17h36 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 18h15 | Acessos: 604

O IFB – Campus Recanto das Emas, por meio do Projeto de Audiovisual do Instituto Federal de Brasília (IFB), convidou estudantes do 2º ano do ensino médio à reflexão sobre como a pandemia da Covid-19 tem afetado o nosso cotidiano. De forma interdisciplinar, os professores do curso pensaram em superar os desafios das aulas remotas e propor atividades de produção de vídeo que pudessem estimular os estudantes a perceber seus sentimentos, bons ou ruins, e a expressar-se, visando, a partir disso, poder lidar com eles. A alternativa foi sugerir atividades práticas por meio do uso do aparelho celular, já que os espaços de convivência e estúdio no campus estão isolados ainda, e dar início ao projeto.  

A proposta envolve a construção de uma narrativa a partir dos sentimentos selecionados e são feitos desafios técnicos. Entre esses, por exemplo, o de trabalhar a composição dos espaços vazios – não podiam aparecer pessoas nas imagens – e a construção sonora  seria elaborada apenas a partir de ruídos, sem falas ou música. "Nossa preocupação foi a de manter a relação com os alunos e também ensinar os elementos técnicos e narrativos presentes nas obras de audiovisual. Mesmo sem utilizar os equipamentos do campus, é possível fazer muita coisa interessante com o que se tem em casa, e as práticas com as ferramentas de audiovisual, mesmo a distância", explicou a professora Camila Shinoda, uma das responsáveis pelo projeto.  

O resultado é que alguns vídeos já foram gravados e compartilhados em perfis coletivos no Instagram sobre diferentes temas vivenciados durante o isolamento, considerando a relação entre o espaço, o tempo e as emoções. Então, sentimentos como ansiedade, angústia, tédio, esperança e saudade passaram a ser retratados por meio de câmeras digitais nos aparelhos celulares. A coordenação pedagógica do projeto tem tido o apoio da área de assistência estudantil do IFB. Uma psicóloga do setor tem acompanhado os vídeos produzidos pelos estudantes, e avalia de forma positiva.

Confira o resultado do trabalho dos estudantes em vídeos publicados nas redes sociais:
 
 
Fim do conteúdo da página