Professor do IFB Recanto ganha 2º lugar em Prêmio de Teses da USP
A Comissão Editorial do Programa de Pós-Graduação em História Social (USP) divulgou, nessa quarta-feira, 30 de setembro, os vencedores do Prêmio História Social (edição 2019). O prêmio ocorre bianualmente e publica as melhores teses e dissertações produzidas no Departamento de História Social da USP. Nos últimos anos, diversas teses foram contempladas no prêmio e transformadas em livros.
Na edição 2019, três teses foram premiadas, sendo duas agraciadas com verba para publicação. Uma das duas contempladas com a verba foi a do professor Luiz Guilherme Burlamaqui, professor do Instituto Federal de Brasília, Campus Recanto das Emas. A tese versa sobre a eleição de João Havelange à presidência da FIFA em 1974 e as interseções sobre futebol, política e guerra fria no contexto pós-segunda guerra mundial.
Para realizar a tese, Luiz Guilherme contou com o auxílio do CNPq e da FAPESP, além do próprio IFB nos últimos seis meses, com concessão de 12 horas em seu PIT para realização da pesquisa. Além do rigor teórico-metodológico, um dos destaques da tese é seu sólido arcabouço empírico, com material coletado em arquivos situados no Brasil, Inglaterra, Suíça e Alemanha.
Perguntado sobre a contribuição da tese para o estudo da História, o pesquisador afirmou que “a tese joga luz sobre o papel do Brasil e sua relação/inserção internacional à época da guerra fria. Contribui também para uma compreensão alargada do regime militar, mostrando diversos agentes envolvidos na construção do governo”.
Para conhecer mais sobre a tese, veja a entrevista realizada pelo programa #EmaPesquisa, durante o Fórum Livre de Artes, Ciência e Cultura (FLAC²), organizado pelo Campus Recanto das Emas durante o período de suspensão do calendário letivo: https://www.youtube.com/watch?v=qjwwGvHLvfs. Se quiser se aprofundar, leia a tese aqui: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28022020-175445/pt-br.php.
Redes Sociais