Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Recanto das Emas > Professor do IFB Recanto ganha 2º lugar em Prêmio de Teses da USP
Início do conteúdo da página

Professor do IFB Recanto ganha 2º lugar em Prêmio de Teses da USP

Criado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 14h14 | Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 14h14 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 14h14 | Acessos: 662

A Comissão Editorial do Programa de Pós-Graduação em História Social (USP) divulgou, nessa quarta-feira, 30 de setembro, os vencedores do Prêmio História Social (edição 2019). O prêmio ocorre bianualmente e publica as melhores teses e dissertações produzidas no Departamento de História Social da USP. Nos últimos anos, diversas teses foram contempladas no prêmio e transformadas em livros.

Na edição 2019, três teses foram premiadas, sendo duas agraciadas com verba para publicação. Uma das duas contempladas com a verba foi a do professor Luiz Guilherme Burlamaqui, professor do Instituto Federal de Brasília, Campus Recanto das Emas. A tese versa sobre a eleição de João Havelange à presidência da FIFA em 1974 e as interseções sobre futebol, política e guerra fria no contexto pós-segunda guerra mundial.

Para realizar a tese, Luiz Guilherme contou com o auxílio do CNPq e da FAPESP, além do próprio IFB nos últimos seis meses, com concessão de 12 horas em seu PIT para realização da pesquisa. Além do rigor teórico-metodológico, um dos destaques da tese é seu sólido arcabouço empírico, com material coletado em arquivos situados no Brasil, Inglaterra, Suíça e Alemanha.

Perguntado sobre a contribuição da tese para o estudo da História, o pesquisador afirmou que “a tese joga luz sobre o papel do Brasil e sua relação/inserção internacional à época da guerra fria. Contribui também para uma compreensão alargada do regime militar, mostrando diversos agentes envolvidos na construção do governo”.

Para conhecer mais sobre a tese, veja a entrevista realizada pelo programa #EmaPesquisa, durante o Fórum Livre de Artes, Ciência e Cultura (FLAC²), organizado pelo Campus Recanto das Emas durante o período de suspensão do calendário letivo: https://www.youtube.com/watch?v=qjwwGvHLvfs. Se quiser se aprofundar, leia a tese aqui: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28022020-175445/pt-br.php.

 

Fim do conteúdo da página