Página inicial > Recanto das Emas > Cerimônia de premiação do 2º Festival Recanto do Cinema acontece sábado, 12

Cerimônia de premiação do 2º Festival Recanto do Cinema acontece sábado, 12

Criado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 15h32 | Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 15h32 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 15h32 | Acessos: 587

A 2ª edição do Festival Recanto do Cinema – Audiovisual na Periferia, realizado pelo Instituto Federal de Brasília – Campus Recanto das Emas, iniciada em 25 de novembro, encerra-se neste sábado, 12 de dezembro. O Festival exibiu curtas-metragens de todas as regiões do país na Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiras e filmes realizados por estudantes do IFB em quatro Mostras Especiais. Além disso, realizou 16 atividades formativas em cinema e audiovisual no LabRecanto.

A Cerimônia de Encerramento e Premiação do Festival Recanto do Cinema terá início às 17h, com a apresentação da professora, musicista e produtora cultural Natália Pires e de Lenilson da Costa, arte-educador e estudante do IFB Recanto das Emas. Contará ainda com a participação do pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Brasília, Paulo Wanderley, e do diretor do Campus Recanto das Emas, Germano Cruz. Em seguida, serão anunciados pelos júris da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiras os 7 filmes destaques que passaram por uma avaliação de 7 grupos de jurados, compostos por estudantes, egressos e professores do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do IFB. O intuito da premiação não é gerar competição ou escolher qual o melhor filme, mas, sim, premiar aqueles que comoveram ou chamaram a atenção do júri durante a 2ª edição do Festival.

Os júris oferecem troféus e certificados como prêmios de destaque em suas sete categorias.  Os Destaques Bloco de Câmera, Bloco de Som, Bloco de Montagem e Edição e Bloco de Fundamentos do Audiovisual estão relacionados aos módulos do curso Técnico de Produção em Áudio e Vídeo, reforçando o caráter pedagógico do Festival. O Destaque de Acessibilidade busca reforçar a importância dos recursos de acessibilidade nas produções audiovisuais de forma que amplie o acesso aos filmes. O Destaque Reexistência é oferecido por alunos e professores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), cuja avaliação foi baseada em valorizar produções de baixo orçamento, com atenção especial à produção audiovisual na periferia, dialogando com o tema “Memória, Identidades e Territórios” trazido pelo Festival e buscando ressaltar práticas, experiências e lugares de fala não hegemônicos. Por fim, temos o Destaque Núcleo de Produção Digital (NPD), oferecido pelos professores dos colegiados de curso do IFB Campus Recanto das Emas, que premiará um filme da região Centro-Oeste, dando a oportunidade de utilizar o espaço e equipamentos do IFB, sendo 5 diárias de montagem/finalização + 2 diárias de estúdio, após o retorno das aulas presenciais.

Logo depois da premiação dos destaques, serão anunciados os filmes mais bem avaliados pelo Júri Popular, da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiras e das Mostras Especiais, que serão contemplados com bolsas de estudos em cursos on-line de audiovisual oferecidas pela AICTV e também com recursos de acessibilidade oferecidos pela produtora Odara Filmes. O júri popular, formado pelo público que assistiu aos filmes do Festival, ao invés de escolher um filme favorito, teve a possibilidade de avaliar as obras com uma nota entre 1 e 5 corações.

A Cerimônia de Encerramento e Premiação será transmitida em tempo real na TV Ema Filmes (YouTube).

Para mais informações acompanhe as redes sociais no Instagram (@recantocinema), no Facebook (www.facebook.com/campusrecanto) e o no site www.recantodocinema.com.br.