Página inicial > Recanto das Emas > Mostra de cinema exibe filmes estudantis de diretoras mulheres e não-binárias

Mostra de cinema exibe filmes estudantis de diretoras mulheres e não-binárias

Criado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 08h48 | Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 08h48 | Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 15h30 | Acessos: 776

Na pesquisa Participação feminina na produção audiovisual brasileira (2018), feita pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), as obras dirigidas por mulheres representam somente 20% do total. Dentro do universo de 2.636 produtos analisados, 72% são dirigidos por homens e 8% por direção mista. O número de mulheres diretoras cresceu 2% em relação a 2017, no entanto, o cenário ainda é predominantemente masculino.

É nesse cenário que nascem iniciativas educacionais que buscam incentivar outros gêneros a ocupar o espaço da direção e torná-lo mais diversificado. A Mostra Ela Faz Cinema é um desses projetos de incentivo. Com transmissão pelo canal de YouTube da Ema Filmes em 18 e 19 de fevereiro, o evento vai transmitir oito curta-metragens dirigidos por mulheres cis, mulheres trans e pessoas não binárias em contexto estudantil.

O evento é uma colaboração do projeto de extensão Recanto em Movimento, da Universidade de Brasília (UnB), com o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do IFB Campus Recanto das Emas. Além da sessão de cinema, a Mostra vai promover debates sobre os curtas com mediação da cineasta Heloisa Schons e da pedagoga Rayane Soares.

Todos os filmes foram produzidos em contexto estudantil, de qualquer instituição de ensino formal ou não formal, públicas, privadas e organizações não governamentais. Além disso, a curadoria deu prioridade para obras dirigidas por mulheres negras (pretas e pardas), indígenas, LBTQIA+ e com deficiência.

A Mostra Ela Faz Cinema é um projeto especialmente feito para estudantes e pelos estudantes. A equipe, dirigida pelos professores Emília Silberstein (UnB), Natália Pires (IFB) e Allex Medrado (IFB), é composta por discentes da UnB e do IFB que passaram por processo de seleção.

Natália explica que a iniciativa buscou selecionar obras que retratam feminismos plurais e olhares periféricos. “São produções do Brasil todo, são produções de estudantes do ensino médio, do ensino superior e do ensino técnico de instituições públicas e privadas apresentando realmente essa diversidade e incentivando que essas estudantes tragam ainda mais seus olhares e suas narrativas”.

A professora Emília comenta que, no meio estudantil, as mulheres são bem presentes na área, mas essa presença diminui no mercado de trabalho. “Onde estão os gargalos, quais são as peneiras que não estão permitindo, que não estão possibilitando as mulheres acessarem esses espaços?”, questiona. A docente acredita que a mostra abre um espaço de reflexão sobre a temática.

Mostra de filmes: a curadoria composta também por estudantes das duas instituições, sob coordenação da professora Natália Pires, prezou pela diversidade de estilos, gêneros, e narrativas. Os filmes Coletivo, de Wendi Oianiyi, Tecnogenese, do Coletivo sem nome, Isolada, de Ana Domitila Rosa, Fantasma, de Bruna Cardoso, Elas que mandam, de Naiara Lemos e Vitória Sousa, Tirou minha máscara me deixando apenas de máscara, de Jan, Maria, de Ana V. Rabelo e Dona Deusa, de Leandra Leandro, compõem os dois dias da mostra.

SERVIÇO

1a MOSTRA DE CINEMA ESTUDANTIL FEITO POR MULHERES “ELA FAZ CINEMA” | 18 a 19 de janeiro de 2022.

EXIBIÇÃO E DEBATE A PARTIR DAS 19h.

Transmissão na Ema Filmes: https://www.youtube.com/c/EmaFilmesIFB

Divulgação:@recanto.em.movimento | https://www.instagram.com/recanto.em.movimento/

EQUIPE

Direção-geral: Emília Silberstein, Natália Pires, Allex Medrado.

Comunicação: Gabriela Castro, Maria Gabriela Rodrigues, Robert Ravel.

Produção: Luiz Curado, Gabriela Pereira, Mariana Leite e Thais Moreira.

Arte e design: Maria Clara,  Gustavo Silva e Júlio Camargo.

Transmissão:  Lennon Rabi, Luiza Chagas e Fernando Gutierrez

Coordenação executiva: Gaia Schuler, Lia Carvalho e Clei Roberto Nogueira.