Página inicial > Recanto das Emas > Brinquedoteca do IFB já está atendendo crianças em Taguatinga Centro

Brinquedoteca do IFB já está atendendo crianças em Taguatinga Centro

Criado: Quinta, 15 de Março de 2012, 12h23 | Publicado: Quinta, 15 de Março de 2012, 12h23 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3452

Já está em funcionamento a Brinquedoteca do Campus Taguatinga Centro do IFB, que vai atender os filhos e filhas das estudantes do Programa Mulheres Mil. De acordo com a Coordenadora de Aquisição e Patrimônio, substituta, dessa unidade do IFB, Ellen Gonçalves, foram investidos cerca de R$ 5 mil na aquisição de materiais como brinquedos pedagógicos, jogos e livros infantis.

Tiago e Iago na Brinquedoteca do Campus Taguatinga Centro. Eles brincam e aprendam enquanto a mãe estudaOs brinquedos foram instalados em uma das salas de aula do IFB e, segundo Ana Paula Seixas Santiago, coordenadora geral de Ensino do Campus, é possível atender cerca de 10 crianças, por turno, nesse espaço. Os meninos e meninas têm entre 3 e 8 anos de idade. Ela ressalta que, sem esse apoio, muitas mães podem não fazer os cursos, por não terem onde deixarem os filhos.

“Grande parte das mulheres não tem onde deixar os filhos. Quando realizamos visitas técnicas em outros Instituto Federais, para conhecer o Programa, percebemos que muitas mães levavam as crianças para as salas de aulas. Era comum ver redes em salas de aulas com as crianças, por isso decidimos implantar a Brinquedoteca”, afirma Ana Paula.

Para apoiar as atividades dos pequenos “estudantes” do IFB, foi firmada uma parceria com o curso de pedagogia da Universidade Católica de Brasília (UCB) e estagiárias dessa licenciatura devem acompanhar as crianças em suas atividades.

Para Juscileide Pereira Xavier, mãe dos meninos Tiago Pereira Santos, 6 anos e de Iago Pereira Santos, 3 anos, a brinquedoteca é importante porque vai permitir que ela estude sem a preocupação de deixá-los longe. Os meninos ficam na Brinquedoteca, um andar abaixo das salas onde Juscileide estuda. Já a mãe de Bruna  Andrade Silva, 11 anos, e Welligton Bruno de Andrade, 5 anos, diz que sem esse espaço não teria como frequentar as aulas, pois não tem com quem deixar os filhos e eles não podem ficar sozinhos.

Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil do Campus Taguatinga Centro vai capacitar 100 mulheres em 2012. Todas são moradoras da Cidade Estrutural e devem receber, além desse apoio com as crianças, uma ajuda financeira, espécie de bolsa, transporte e material didático.