Página inicial > Recanto das Emas > Convênio entre IFB e UCB leva 13 estagiárias para o Campus Taguatinga Centro

Convênio entre IFB e UCB leva 13 estagiárias para o Campus Taguatinga Centro

Criado: Segunda, 19 de Março de 2012, 15h11 | Publicado: Segunda, 19 de Março de 2012, 15h11 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 4175

Desde que se inciaram as aulas do Programa Mulheres Mil no Campus Taguatinga Centro, em 8 de março, uma nova equipe de profissionais está compondo o grupo de trabalhadores que fazem funcionar essa unidade do IFB. Estas, são as estagiárias do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Brasília (UCB) que devem atuar tanto nas atividades educacionais dos filhos e filhas da mulheres atendidas como na alfabetização destas estudantes.

Estagiária Maria Lúcia no espaço de leitura da Brinquedoteca do IFBDe acordo com a coordenadora pedagógica do Campus Taguatinga Centro, Melina Ribeiro Salgado,  o convênio prevê 13 estudantes do 7º período do curso de Pedagogia realizando estágio voluntário no IFB. Elas devem participar do planejamento de aulas de alfabetização e no planejamento educacional do Departamento de Ensino, na monitoria de alfabetizados e na Brinquedoteca.

Todas as atividades são supervisionadas por pedagogos do IFB e compõem o estágio curricular obrigatório destas estudantes. Melina Ribeiro Salgado explica que, sem esses profissionais, não seria possível atender as crianças da Brinquedoteca com “todo ao apoio e acompanhamento necessários às atividades relacionadas”.

Para Maria Lúcia Santos Bernardes, uma das estagiárias, sua ação no IFB vai ajudar a enriquecer seu currículo. Ela conta que ficou sabendo da oportunidade de estágio por meio da coordenadora dessa área no curso de pedagogia da UCB. A estudante enfatiza que a Brinquedoteca não é apenas um lugar para as crianças ficarem “sem fazer nada”, mas um local de aprendizagem.

“Vou trabalhar na Brinquedoteca, desenvolvendo atividades pedagógicas com essas crianças, com brinquedos pedagógicos, educativos e com leitura”, explica Maria Lúcia.

A diretora do curso de Pedagogia da UCB, Divaneide Paixão, afirma que o convênio é positivo para as duas instituições e que pode contribuir para o objetivo da UCB de formar pedagogos não apenas para as salas de aulas, mas em condições de atuar em vários ambientes que oferecem oportunidades de ação para estes profissionais.

“A UCB propõe uma formação, do pedagogo, que vá além da sala de aula. O Ministério da Educação  coloca que a pedagogia forme profissionais para a alfabetização e séries iniciais. Nós formamos não só para isso, damos outras possibilidades para nossos estudantes”, afirma Divaneide.