Página inicial > Recanto das Emas > Estudantes do Mulheres Mil começam leituras do projeto Tertúlia Literária e podem produzir livro

Criado: Quarta, 21 de Março de 2012, 16h52 | Publicado: Quarta, 21 de Março de 2012, 16h52 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2991

As estudantes do Programa Mulheres Mil, do curso Técnicas de Secretariado, receberam na segunda-feira, 19 de março, a visita da pesquisadora e mestranda de Letras da Universidade de Brasília (UnB), Djeane Barros Carvalho, que pesquisa a vida e obra da autora Carolina Maria de Jesus e veio ao IFB discutir os textos desta autora com as inscritas no Mulheres Mil.

Pesquisadora Djeane e estudantes do IFBNo auditório do Campus Taguatinga Centro, Djeane apresentou às nossas alunas a catadora de papel que se transformou em uma escritora clássica da literatura brasileira, mas não deixou ser catadora. Como parte do projeto de extensão Tertúlia Literária Dialógica, coordenado pela professora Jane Christina Pereira, as estudantes do curso de Técnicas de Secretariado iniciaram a leitura do livro “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, escrito por Carolina Maria de Jesus na década de 1960.

A metodologia adotada neste projeto prevê que as leitoras reflitam sobre o que estão estudando e busquem, na sua vida diária, características dos textos em debate. Todas as estudantes do Programa Mulheres Mil, no Campus Taguatinga Centro, assim como a autora apresentada nessa segunda-feira, trabalham com reciclagem, seja como catadoras, separadoras ou outras atividades desenvolvidas nessa área.

Seus próprios livros
Lendo “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, cada estudante do projeto vai escrever seu próprio diário. A expectativa é que, ao final do curso, os diários transformem-se em livros. Todas essas ações serão acompanhadas por Djeane Barros Carvalho, que vai participar do projeto e realizar pesquisas sobre recepção de texto.

Nessa primeira visita da pesquisadora, as estudantes puderam conhecer os traços dos textos de Carolina Maria de Jesus que a colocam entre os clássicos da literatura brasileira. Um dos pontos citados pela professora Jane Christina, como assunto apontado pelas alunas, é a visão crítica e política encontrada em um texto de uma mulher que só tinha o ensino fundamental incompleto.